consultoria vsd

Xanxerê- Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem (13), o coronel Clovis Lopes Colpani usou a tribuna para explanar sobre os trabalhos realizados na 4ª Região de Polícia Militar/Fronteira, a área de abrangência, as competências e especialmente o Sistema Único de Segurança Pública.

O comandante da 4ªRPM/Fron, coronel Clovis Lopes Colpani, assumiu o comando que abrange além da área do 2º BPM/Fron, juntamente com o 20º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (20ºBPM/Fron), que tem sede em Concórdia. A 4ª RPM/Fron é formada por 54 municípios, 41 pertencentes ao 2ºBPM/Fron e 13 ao 20ºBPM/Fron, sendo a maior regional do Estado.

“Nosso objetivo foi demonstrar aos vereadores o papel e a importância de cada município no Sistema Único de Segurança Pública. A Lei 13.675/2018 que entra em vigor no mês de julho próximo, trata da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e houve uma ampliação dos órgãos que compõe este sistema, onde os municípios são integrantes estratégicos assim como estados e a união”, destacou o coronel Clovis Lopes Colpani.

Em sua apresentação, também falou sobre a iniciativa da região em fundamentar a criação de um Batalhão de Polícia Militar em Xanxerê destacando que é preciso uma decisão política de segurança pública, considerando a possibilidade de modificação, pois um sexto dos municípios de Santa Catarina está concentrado atualmente na 4ª Região.

“Esse debate sobre a unificação entre os diversos órgãos que compõe tanto a segurança pública como de defesa social, vai acontecer com toda a sociedade, mas os vereadores, na condição de legisladores, deverão ter um papel essencial deste novo sistema”, finalizou o coronel.

Ao comentar a participação do comandante da 4ªRPM/Fron, coronel Clovis Lopes Colpani, o presidente da Câmara Municipal de Xanxerê destacou. “Agradecemos pela explanação e informações recebidas e temos certeza que foram importantes para que a gente possa fazer este debate aqui com os colegas posteriormente”.