consultoria vsd

Xanxerê – Em uma cerimônia marcada por diversas homenagens, aconteceu na noite de sábado (30), na sede da Rádio Princesa, a troca de diretorias do Rotary Club Xanxerê, da Associação de Senhoras de Rotarianos-ASR e do Rotaract Club de Xanxerê.

No Rotary Club, Juliano Tonial passou, além do cargo, o sino e a marreta para Lenoir José Moroso. Já na ASR, Juliana Tonial deixou o cargo e assumiu Marilei Fontanella Moroso. No Rotaract, Matheus Levi Krebs assumiu no lugar de Lucas Puerari. Todos os mandatos são para o ano rotário de 2018/ 2019.

Juliano Tonial destacou que os mandatos do Rotary, geralmente seguem uma continuidade de um ano para outro, com um trabalho social junto à comunidade, mas destacou a revitalização da escola municipal Paul Harris, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Juliano esclareceu que a escola tem uma história com o Rotary, inclusive porque leva o nome do advogado estadunidense fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary Internacional. “O Rotary cedeu sua sede para o início das aulas e o prefeito da época da construção da escola era rotariano e decidiu homenagear o fundador do Rotary, por essa parceria com o clube. E nós nos sentimos na obrigação de dar continuidade a esse trabalho, com a revitalização da escola, com a pintura, todos os materiais foram doados pelo clube, e ainda temos uma premiação para os três alunos com as melhores notas, que recebem uma bolsa de estudos na escola de idiomas Fisk”.

Lenoir Moroso também frisou a continuidade dos projetos nos mandatos rotarianos e falou do projeto da troca dos veículos de tração animal por bicicletas. “É um projeto que vamos dar continuidade em nosso mandato. Um grande desafio, pois sabemos que teremos que promover uma mudança de cultura nos catadores de lixo, mas entendemos que será bom para a cidade e para a saúde dos catadores, que terão, na bicicleta, uma forma de fazer atividade física”.

Juliana Tonial agradeceu as companheiras pelo apoio para alcançarem todas as metas propostas no início de seu mandato. “Sinto-me honrada e grata por fazer parte da Casa da Amizade e agradeço o apoio e a compreensão de todas, pois conseguimos cumprir todas as metas estabelecidas, mantivemos a harmonia, o companheirismo e a amizade, proporcionando melhorias na vida dos xanxerenses na saúde, na educação, no meio ambiente e na igualdade social.

A presidente que assume a ASR, Marilei Moroso, agradeceu a honra de estar a frente de uma entidade que é destaque na prestação de serviços em Xanxerê. “Primeiramente quero agradecer às companheiras a oportunidade de representa-la, a frente de uma entidade como a ASR, que presta serviços à comunidade xanxerense, com um legado precioso nestes 38 anos”.

O vice-prefeito Ivan Marques, rotariano, que na ocasião representou o poder Executivo Municipal, destacou que o poder público deve reconhecer o trabalho dos clubes de serviço e a atuação do terceiro setor. “Nós agentes públicos devemos reconhecer o incansável trabalho dos clubes de serviço, homens e mulheres de bem, da nossa sociedade, a exemplo do próprio Rotary. Esses homens e mulheres compreenderam a importância que tem o terceiro setor, e estão fazendo a diferença, ajudando muitas famílias, colaborando em muitas causas, em todos os segmentos”.

Na ocasião, o empresário Celito Bordin foi condecorado com o título de Rotariano Honorário, pelos diversos serviços prestados à sociedade e pelo apoio em todas as ações do Rotary e outros clubes de serviço.


Lucas Puerari e Matheus Krebs do Rotaract.