Portal Garagem – Em breve

Uma primeira análise das informações coletadas de mais de 4 milhões de produtores rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural-CAR, realizada em 2017 pela Embrapa Monitoramento por Satélite, aponta que os produtores rurais são os maiores protetores da flora nativa no Brasil.

A análise mostrou que o Brasil apresenta cerca de 67% do seu território em vegetação nativa preservada ou protegida e que os produtores preservam mais em seus imóveis do que todas as unidades de conservação juntas.

Os cálculos da Embrapa demonstram o papel único da agropecuária na preservação ambiental: as unidades de conservação protegem em vegetação nativa o equivalente a 13% do Brasil e os produtores mais de 20% do país, como áreas de preservação permanente, reserva legal e vegetação excedente.

No Sul, as unidades de conservação e terras indígenas protegem 2% da região. Nos imóveis rurais, os produtores preservam o equivalente a 17% dos estados, oito vezes mais. Dentro da área agrícola, os produtores preservam 26% das terras, número superior à exigência do Código Florestal.

No Sudeste, ainda sem os dados do Espírito Santo, os produtores preservam em seus imóveis 17% da região em vegetação nativa contra 4% em áreas protegidas. Na área rural, eles preservam 29% de suas terras, número também superior à exigência da legislação ambiental.

A análise foi publicada na revista portaldbo.com.br, no dia 01 de junho de 2017, com o título Agro cuia do meio ambiente.