Dia D de combate ao Aedes Aegypti em Xanxerê

0
63
Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – A coordenadoria da Vigilância Entomológica que atua no Programa de Combate à Dengue reativou a Sala de Situação para intensificar a mobilização de combate ao Aedes aegypti, além de coordenar atividades junto à comunidade, além de monitorar os procedimentos e propor medidas efetivas. A principal preocupação é reduzir os focos do mosquito.

Atualmente, Xanxerê é considerado município de médio risco em infestação. Para efetivar as ações, a Secretaria Municipal de Saúde organiza dia D de mutirão, com o primeiro já confirmado para o dia 25 de agosto, na Unidade de Saúde do Bairro São Romero e região. O planejamento é realizar reuniões e mutirões, em conjuntos com todas as Secretariais Municipais, orientando a comunidade. Além de atividades com alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, ressalta a importância de uma ação conjunta entre agentes epidemiológicas e comunidade em geral, para combater o mosquito. “Atualmente temos 14 agentes epidemiológicas, com as técnicas em campo, supervisionando e controlando as armadilhas distribuídas em locais estratégicos, além do laboratório entomológico para análise de larvas. Queremos envolver todos e realizar o dia D de mutirão de limpeza e recolhimento de materiais, além do uso de drone para verificar os locais em que a equipe não tem acesso”.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, são cerca de 18 mil imóveis em Xanxerê distribuídos em 31 bairros, que precisam ser vistoriados para evitar a proliferação do mosquito.