Portal Garagem – Em breve

Ouro Verde- A Secretaria Municipal de Assistência Social está com inscrição aberta para quem deseja se tornar família acolhedora, podendo ser feita a partir do dia 23 de julho até 22 de agosto, na unidade do Cras, das 7h45min às 11h45min e das 13h15min às 17h15min, de segunda a sexta-feira. O serviço Família Acolhedora cadastra e capacita famílias da comunidade para receberem em suas casas e por período determinado, crianças, adolescentes ou grupo de irmãos em situação de risco pessoal e social.

O objetivo é oferecer acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

Receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Toda a família acolhedora recebe um valor proporcional ao período determinado. A maioria das crianças e adolescentes que participa do serviço retorna aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.

Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.