Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz- O prazo para inscrição de trabalhos, artigos e experiências pedagógicas, para participar do 1º Congresso Nacional de Educação – “Novos Olhares sobre os desafios da Educação”, encerra no domingo, dia 22. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, pelo site do IFC Abelardo Luz [http://abelardoluz.ifc.edu.br/cneal/].

As inscrições são limitadas e todos os trabalhos serão submetidos a uma avaliação do comitê. “Estamos com uma boa procura para a inscrição de trabalhos. Como a submissão é ilimitada, faremos a análise efetiva quando chegar no respectivo dia, até para saber se estenderemos o prazo de inscrições, ou não. A respeito da seleção, haverá, sim. Independente do número de trabalhos submetidos, o comitê científico realizará a avaliação dos trabalhos, a fim de saber se os mesmos atenderam aos critérios acadêmicos expostos”, explica o coordenador pedagógico substituto do IFC Abelardo Luz e membro da comissão organizadora, professor Dr. Jorge da Cunha Dutra.

O Congresso, que é organizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC)- Campus Avançado Abelardo Luz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá de 24 a 26 de setembro de 2018, no Clube Real de Abelardo Luz. E, para o professor Jorge Dutra, será um marco histórico importante para Abelardo Luz. “O evento será importante por proporcionar aos trabalhadores da educação, de Abelardo Luz e região, um espaço de reflexão em torno de temáticas educacionais importantes para a nossa atualidade, com conferencistas e palestrantes que têm experiência nas suas áreas de estudo e muito a contribuir sobre assuntos em questão”.

Segundo Jorge Dutra, o Congresso deverá trazer vários resultados positivos para a região Oeste, entre eles a inserção do município de Abelardo Luz como foco, também, de debates e discussões a respeito do campo educacional; o intercâmbio de experiências entre os profissionais da área da educação, intercâmbio este composto não só por pessoas de Santa Catarina, mas de outros estados, que poderão trocar experiências educacionais entre si, diante dos espaços que serão proporcionados no evento, como as conferências, as mesas redondas e as apresentações de trabalhos. “Por fim, este evento proporcionará novas reflexões sobre temas que já estão presentes há bastante tempo no campo da educação de nosso país, mas que continuam em voga devido as suas complexidades, como, por exemplo, a temática da interdisciplinaridade, da educação especial, da diversidade de gênero, entre outros que serão abordados ao longo dos três dias de evento”.

Sobre esses dois temas, o professor Jorge Dutra ressalta que são grandes desafios, pois, no caso da educação especial e da inclusão, a escola não deve só receber sujeitos que possuam alguma necessidade especial, mas sim devem também ter profissionais habilitados para atendê-los. No âmbito da diversidade de gênero, esta é uma outra questão que apresenta inúmeras discussões com posicionamentos contraditórios e, por muitas vezes, polêmicos. “Considerando que a nossa sociedade apresenta esta diversidade em seu contexto, como poderemos abordar este assunto na escola? Ou não deveremos abordá-lo? Essas são algumas das questões que abordaremos no evento e que se enquadram, no meu ver, entre os principais desafios da Educação, na atualidade”.

Com as 500 vagas de inscritos para participar do Congresso esgotadas, o professor relata ter sido uma grande alegria a organização ter alcançado a meta tão rapidamente. “Esperamos que todos os inscritos participem do evento. Como sabemos que muitas pessoas não conseguiram se inscrever, nós, da comissão organizadora, decidimos que, respeitando o limite do espaço físico do Clube Real, permitiremos que as pessoas que não conseguiram se inscrever possam assistir à conferência e/ou mesa redonda que desejar, sem receber a certificação”.

 

Fotos: site do IFC Campus Avançado Abelardo Luz.