consultoria vsd

Xaxim- A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo 2018 inicia dia 6 de agosto e segue até o dia 31. A população-alvo desta campanha abrange crianças de seis meses até cinco anos incompletos. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados.

Em Xaxim, a Secretaria Municipal de Saúde lançará a campanha no dia 04 de agosto, sábado D, com concentração na Praça Frei Bruno.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, durante todo o período da campanha as duas salas de vacinas do município estarão imunizando os xaxinenses.

“A partir do dia 4, nossas esquipes estarão aguardando os munícipes para efetivar a imunização. O objetivo da campanha contra o sarampo e a poliomielite é realizar as doses em crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação. A vacina é muito importante e é a única forma de prevenir a doença”, reforça o secretário.

De 06 a 31 de agosto as duas salas de vacinas do município, localizadas na Estratégia Saúde da Família – ESF Central e na ESF Santa Terezinha estarão aplicando as doses durante o horário normal de expediente e, no dia 18 de agosto, o sábado D da campanha, todas as ESF’s estarão abertas das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

A vacina oral contra a Poliomelite (VOP) induz boa imunidade e humoral protegendo contra dois tipos do poliovírus 1 e 3, com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contraindicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

Já a vacina contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.