Portal Garagem – Em breve

Xanxerê- O município participará da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que será realizada de 06 a 31 de agosto. A vacinação acontecerá nas unidades de saúde com Sala de Vacina, sendo elas: Vista Alegre, Castelo Branco, Esportes, Nossa Senhora de Lourdes e Vila Sesamo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Somente no Hélio Ortiz, o atendimento é das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

O público alvo são crianças de um ano de idade a menores de cinco (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D está marcado para 18 de agosto, com atendimento em todas as salas de vacina, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Em relação ao sarampo, a imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a campanha é voltada para as crianças, mas adultos interessados podem pedir a vacina. O investimento total na aquisição de 28 milhões de doses de vacina foi de R$ 160 milhões, sendo 871 mil vacinas injetáveis da poliomielite e 14 milhões de dose por via oral. Outras 13,4 milhões de doses serão da tríplice viral: contra sarampo, rubéola e caxumba.

A campanha é indiscriminada, então, mesmo que tenha havido a vacinação da criança, ela receberá uma dose de reforço. Ainda de acordo com o Ministério, quem nunca tomou a vacina contra a pólio receberá uma dose injetável e quem já tomou receberá a vacina oral.