Portal Garagem – Em breve

Ipuaçu – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae Pôr do Sol de Ipuaçu promoveu, na manhã desta quarta-feira (01), a 1ª Caminhada da Conscientização da Prevenção da Deficiência

O evento abriu oficialmente a Semana Laranja, Semana de Prevenção às Deficiências, e segue até o dia 08 de agosto, próxima quarta-feira, com atividades, algumas envolvendo toda a comunidade teve o apoio da Administração Municipal, através do Centro de Referência de Assistência Social-Cras

A diretora da Apae, Indiamara Tonelo Rodrigues, explicou o objetivo do evento. “Prevenir deficiências é um assunto que deveria chamar atenção de toda a população, uma vez que um em cada dez nascidos são portadores de qualquer tipo de deficiências”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% dos casos de deficiências poderiam ser evitados através de cuidados em diversos momentos da vida, como no período pré-concepcional, antes da gravidez, no período gestacional, durante a gravidez, no período perinatal, durante o nascimento, e despois do nascimento, com a realização dos testes obrigatórios e da vacinação em dia.

A prefeita, Clori Peroza, reforça que no município são oferecidos os testes obrigatórios e as vacinas, de forma gratuita, para os recém-nascidos. “Com os testes obrigatórios e as vacinas estamos dando a prevenção para o bebê, para que ele tenha uma vida saudável e assim prevenido também maiores complicações”.

Clori também lembra que os testes obrigatórios podem ser feitos no Posto de Saúde e que a sala de vacinas funciona no Posto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Ainda, ressalta que entre outras prevenções está o uso de preservativo, que também é distribuído de forma gratuita no Posto.

Deixe um comentário