consultoria vsd

Ipuaçu- A prefeita Clori Peroza busca soluções para normalizar o sistema de abastecimento de água no município desde antes de assumir o Governo. As reuniões com representantes de Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciaram ainda no final de 2016, porém a empresa ainda não tomou as devidas providências.

“Temos o conhecimento do problema que a população vive há anos, já solicitamos a perfuração de poço artesiano, melhorias no sistema de abastecimento e uma miniestação de tratamento. Alguns vereadores também já fizeram pedidos de melhorias diretamente na Casan. Há um abaixo assinado desde 2011 a respeito do problema enfrentado, mas não estamos sendo atendidos pela Casan”, frisa.

Entre as soluções buscadas pelo Governo, foi o pedido de uma miniestação de tratamento, “uma alternativa viável”, segundo a prefeita, entretanto, a vazão da água é muito baixa. Outra foi a canalização da água de um poço da comunidade de Toldo Velho, feita pelo município, havendo ainda a necessidade da colocação de uma bomba maior, por parte da Casan. “Canalização foi feita, porém a bomba ainda não foi adquirida pela Casan”, esclarece.

Uma das alternativas já feita pelo Governo, “para agilizar o processo”, conforme a prefeita, foi a ativação do poço do CTG. Contudo, devido à seca nesse período, a vazão está baixa. Também há problemas na canalização, por ser muito antiga.

“Nós não estamos de braços cruzados, fomos atrás para resolver o problema. Temos como meta de plano de governo melhorar o abastecimento de água do município. Se dependesse somente do município, já teríamos maiores resultados, porém ficamos nas mãos da Casan, do Governo do Estado. São eles que têm que resolver. Nossa vontade é de fazer, mas não dá, ficamos nas mãos deles”, completa Clori frisando que está disponível para maiores esclarecimentos.