Presidente da OPAH apresenta resultados do I Mutirão de Castração Social

0
1218
consultoria vsd

Xaxim- A presidente da ONG Os Protetores dos Animais de Xaxim-OPAH, Daniela Silva usou o espaço da tribuna na reunião de quinta-feira, 09, do Poder Legislativo Xaxinense para apresentar os resultados parciais do I Mutirão de Castração Social de Animais, realizado no município pela ONG com o apoio do Governo Municipal.

De acordo com Daniela foram castrados 204 animais, em dois dias de mutirão. Dos procedimentos, 160 foram de forma gratuita, 117 pagas pelo Governo Municipal para famílias de baixa renda, 60 custeadas pela ONG para famílias de baixa renda e, em torno de 50 cirurgias pagas de forma particular, sendo castradas, em sua maioria fêmeas.

Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho realizado, a presidente mencionou a super população de gatos que existe no centro da cidade, cerca de 60. No dia do mutirão, as seis da manhã com ajuda de voluntários, de 16 a 20 felinos, a maioria selvagens, ariscos, foram capturados e castrados. Segundo Daniela, cada gata que passou pelo cirurgia, teria gerado para o município, em três anos, 1728 animais.

O trabalho ainda não terminou, conforme a presidente. Todos os animais receberam medicamentos para o pós operatório e estão recebendo assistência dos profissionais voluntários de forma gratuita e a retirada dos pontos irá ocorrer no Centro Comunitário do Bairro Santa Terezinha.

Ela agradeceu a todas as pessoas que ajudaram, acreditaram no trabalho da ONG, realizado há mais de dez anos. E, também àqueles que não acreditaram, tentaram boicotar o Mutirão repassando informações equivocadas sobre a realização do procedimento e desmerecendo o trabalho da ONG. “Juntos somos mais e melhores, não precisamos competir, a causa não precisa disso”.

O presidente do Legislativo Municipal, Agenor Junior Maier parabenizou o trabalho da ONG que infelizmente teve que enfrentar tudo e todos para que algo ocorresse. Ele desejou que esta ação, tenha aberta uma porta ainda maior  para os trabalhos e ações da entidade no município e colocou a Casa Legislativa a disposição da OPAH.