consultoria vsd

Xanxerê – No período de 21 a 28 de agosto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da Semana Nacional é possibilitar o debate com a sociedade para conscientizar sobre a igualdade e inclusão.

Este ano o tema será “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, que pretende reforçar a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos ,como na gestão das Apaes.

A fisioterapeuta Cristiane Toffolo falou sobre as deficiências. Segundo a fisioterapeuta, existem diferenças e cada uma precisa de atenção de forma individualizada. “Quando nós falamos deficiência intelectual, basicamente é aquela que não pode ser percebida visualmente, não há uma deficiência física. Pode ser uma dificuldade de aprendizado, dificuldade de socialização ou as duas ao mesmo tempo. Dependo do grau da deficiência. A deficiência múltipla, também tem níveis leves, moderados e graves, e podemos dizer que é quando existe uma deficiência física, uma criança que não anda, ou tem problemas nos membros, também pode ser uma deficiência física associada a uma deficiência intelectual, ou, ainda, quando existem duas deficiências físicas associadas, por exemplo, uma dificuldade motora e uma visual”.

Sobre a Semana Nacional, Cristiane ressalta que, apesar de ter sido sancionada apenas em dezembro de 2017, pela lei 13.585, de 26 de dezembro, a Apae de Xanxerê já realiza atividades neste período há muitos anos. A fisioterapeuta ressaltou a importância do movimento na conscientização da sociedade e nas conquistas para a pessoa portadora de deficiência. “A mobilização é fundamental para a conquista de espaço na sociedade. A gente pode até resgatar, anos atrás, nosso alunos não tinham espaço no mercado de trabalho. Hoje vemos muitos deles trabalhando e sendo aceitos. Essas ações gradativamente vieram apresentando resultados. É o que a gente espera nessa semana, que venha uma reflexão, porque tem que ser tão difícil, porque a gente tem que lutar tanto para conseguir o direito dessas pessoas. Poderia ser mais ameno se houvesse uma conscientização maior, o que está acontecendo, devagarinho. Mas já se percebem as mudanças”.

Cristiane destacou que o tema deste ano divide a responsabilidade com os pais, tanto no desenvolvimento e na reabilitação, mas na criação de políticas públicas que atendam às necessidades dos deficientes. “É importante a família estar junto, estar engajada, na inserção, na inclusão da pessoa com deficiência”.

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, uma das conquistas que podem ser observadas é a participação dos alunos auto defensores na luta e reivindicação dos seus direitos. “A gente percebeu, a cerca de de dois a três anos, os nossos auto defensores falando por eles, reivindicando, solicitando, e a gente sabe que é resultado dessas mobilizações”.

Para marcar a data, a Apae de Xanxerê realizará diversas ações. Confira o cronograma:

DATA ATIVIDADE OBJETIVO
21/08 Terça

 

Abertura no Hiper Badotti

(vespertino)

Integração e socialização dos alunos, profissionais e comunidade
22/08 Quarta

 

Celebração da Palavra na igreja Matriz e Confraternização no Centro Comunitário Celebrar a palavra de Deus e promover a interação com outas entidades do município (APADAVIX e FCD)

 

23/08 Quinta

 

Integração – Clube América em Ipuaçu – Proporcionar lazer e integração com alunos de outras APAEs

 

24/08 Sexta Aula Normal Aula Normal
27/08 Segunda

 

Contação de Histórias para os alunos  as 08h30 e 14h00

 

– Palestra com o Promotor de Justiça Doutor Marcos Augusto Brandalise para as famílias as 14h00

– Possibilitar aos alunos um momento de fantasia, risos e descontração

 

– Informar às famílias da pessoa com deficiência sobre seus Direitos e Deveres

28/08 Terça

 

Reunião Pedagógica (manhã)

 

Palestra com coordenadora de Enfermagem da Unoesc e com a equipe técnica da APAE

(tarde)

– Capacitar e informar os profissionais da APAE.