consultoria vsd

Xanxerê – O 2º Filó, promovido pela Associação Vêneta no sábado (18) no Centro Comunitário do Bairro Matinho, foi um sucesso de público e atrações.

Com o objetivo de resgatar a cultura italiana, o evento contou com apresentações musicais de diversos grupos de municípios vizinhos, que cantaram e tocaram músicas tradicionais da cultura italiana. Também houve um momento de fé, onde foram rezados o Pai Nosso e a Ave Maria no idioma original dos imigrantes. Além disso, durante todo o evento, os participantes puderam saborear comidas típicas como o brodo, um caldo com pedaços de frango cozido, a polenta frita, queijo e salame, cucas, pães, bolos, doces caseiros, e outras guloseimas típicas.

Gustavo André Fiorentin, presidente da Associação Vêneta, destacou que o evento superou a expectativa de público, com, praticamente o dobro do primeiro evento. “O evento superou a nossa expectativa, contamos com grupos de Xavantina e São Domingos e um grande número de visitantes de Xanxerê. Atingimos perto de 300 pessoas prestigiando o evento. Chegamos a ficar preocupados, pois não esperávamos uma repercussão tão boa, mas no final deu tudo certo. As pessoas ficaram satisfeitas com as apresentações e com as comidas que foram servidas”.

O 2º Filó teve o apoio da Diretoria Municipal de Cultura, através de recursos destinados a partir de um edital aprovado em fevereiro deste ano. Sobre o edital, o diretor de Cultura, Diego Gonçalves, explicou que foi possível apoiar o evento. “Apesar da nossa vontade, nós não podemos apoiar todos os eventos culturais do município. Então realizamos um edital em fevereiro, onde foram selecionados 15 eventos que tiveram o apoio da prefeitura. Já estamos preparando para novembro o edital de 2019, e acredito que teremos o 3º Filó em nosso cronograma”.