Portal Garagem – Em breve

Pais ou responsáveis têm até o dia 31 deste mês para vacinar as crianças entre um a menores de cinco anos

 

A Secretaria de Saúde de Passos Maia segue vacinando as crianças na campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Responsável pela Sala de Vacina do Posto de Saúde do Centro do município, Osmilda Vieira dos Santos faz um alerta aos pais ou responsáveis que ainda não levaram os filhos.

 

Ao lembrar que a campanha segue até o próximo dia 31 de agosto, ela alerta que o número de crianças vacinadas está abaixo do esperado. Até esta quarta-feira, dia 22, Passos Maia registrava a imunização de 71% de um total de 248 crianças que devem receber a dose. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

 

A vacina deve ser tomada por crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). “A gente pele que os pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde porque é importante imunizar seus filhos”, alerta Osmilda, informando que a vacina é aplicada exclusivamente no Posto de Saúde do Centro da cidade. Segundo ela, os moradores do interior podem utilizar o próprio transporte escolar para levar os filhos.

 

O sarampo já matou cinco pessoas neste ano em todo o Brasil. Ainda não há casos em Santa Catarina, mas a doença já chegou ao Rio Grande do Sul. “Está aqui pertinho, estamos na divisa, então não tem como dizer que está longe, por isso a importância da vacinação”, reforça Osmilda.