Vereadores de Xaxim participam de capacitação

0
747
consultoria vsd

Xaxim- Durante dois dias vereadores xaxinenses e convidados participaram do Curso: Vereadores- Instrumentos para Fiscalização e Acompanhamento do Poder Executivo oferecido pelo Poder Legislativo juntamente com o Igam-Instituto Gamma Assessoria a Órgãos Públicos. Vereadores de Lajeado Grande também participaram. O Curso foi ministrado por Dreone Mendes, que possuí vasta experiência na área e atua com contabilidade pública.

A capacitação abordou amplamente assuntos como Leis Orçamentárias; Receitas e Despesas, Licitações, Portal da Transparência, Dívida do município, endividamento, resultado e Resultado nominal, Limite de gastos com pessoal, Despesa com saúde, educação e Fundeb. Paralelo a exposição dos temas, exemplos práticos e visitas ao portal de transparência do município eram realizados a fim de facilitar o entendimento dos participantes e sanar dúvidas.

Para Dreone, os vereadores podem cumprir seu papel de fiscalizadores de várias formas, uma delas é através do Portal de Transparência, analisando as Leis Orçamentárias quando chegam na Câmara e a fiscalização também pode ser feita junto à comunidade, participando de Conselhos, estando presente no dia a dia da população. Ele parabenizou a iniciativa do Legislativo Xaxinense de oferecer o curso aos vereadores para que aprimorem a fiscalização do Executivo.

O presidente do Legislativo Municipal, Agenor Junior Maier disse que foram dois dias de muito aprendizado e que o conhecimento adquirido será de extrema importância e relevância para os vereadores que se deparam com essas situações rotineiramente.