consultoria vsd

Xanxerê – Cerca de 340 Bombeiros, aprovados no último concurso, estão participando, em todo o Estado, do Curso de Formação de novos Soldados do Corpo de Bombeiros Militar, divididos em 10 turmas e destes, 29 alunos estão na turma que está sendo formada no Batalhão de Xanxerê.

O curso tem a duração de aproximadamente sete meses e nesta semana está acontecendo o módulo de Resgate Veicular, no Centro de Referência de Desastres Urbanos-CRDU de Xanxerê, com a coordenação do Comandante Interino da unidade de Joaçaba, o 1º Tenente Lazarim, que explicou como acontece a formação. “O curso de Resgate Veicular está inserido na grade de formação dos novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, com 40 horas/aula, onde eles estão experimentando a primeira vivência em situações com vítimas presas em ferragens, com nove ações no cenário de ocorrência, nossas demonstrações são para que eles atentem, no início do atendimento, para a sua própria segurança e do cenário, e só depois começarem a fazer a intervenção, corte de estrutura de veículos, atendimento pré hospitalar da vítima, e depois para fazer a remoção para a unidade hospitalar”.

O Tenente Lazarim reforçou que o treinamento vai além de simplesmente cortar ferragens. “Nosso foco inicial não é apenas ensiná-los a cortar ferragens, mas sim comandar operações e liderar os procedimentos que serão levados a cabo quando formados”.

Após a formação, os novos soldados serão distribuídos pelos quarteis da região, de acordo com critérios definidos pela corporação, e a expectativa do coordenador sobre a turma é muito boa. “Nossa visão é que ainda não concluímos o curso, mas costumamos fazer uma análise prévia após a dinâmica noturna de atendimento que foi realizada na noite de terça-feira, e podemos afirmar que nossa expectativa com essa turma é a melhor possível. Podemos ver que nos momentos de dificuldade essa turma possui uma forja militar bem conduzida pelo comando de Xanxerê, o que resultará em excelentes militares para atuar nas ruas”.