Prefeitos e gestores de turismo de SC buscam soluções para o setor

0
956
consultoria vsd

Inscrições são gratuitas encerram no dia 17 de setembro

 

O Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro no Plaza Caldas da Imperatriz Resort, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios. A recepção aos inscritos no primeiro dia inicia às 8h30 e, durante os dois dias de evento serão debatidas políticas públicas de turismo e troca de experiências com as prefeituras catarinenses.

Quatro temas serão vão nortear as apresentações, sendo eles “Regionalização e Gestão do Turismo”, “Turismo e a comunidade”, “Meio ambiente e o turismo” e “Inovação, Pesquisa e financiamento do turismo”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 17 de setembro no link https://bit.ly/2wNUU0a. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do trade turístico, estudantes e público interessado.

Para a assessora de turismo da Federação, Raquel Rodrigues, o Seminário demonstra a importância do fomento do turismo como atividade propulsora do desenvolvimento. Além disso, chama a atenção para as ações públicas e privadas, principalmente em relação ao planejamento estratégico participativo em níveis regional, estadual e municipal.

Segundo Raquel, o evento busca abordar as políticas públicas de turismo, fortalecendo a importância de ações intersetoriais, apontando caminhos para o desenvolvimento e posicionando a atividade como elo regional e fortalecimento dos municípios e do Estado de Santa Catarina.

O presidente da FECAM e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destaca que o Seminário oferecido aos 295 municípios catarinenses tem o desafio de agregar ações coordenadas pelo turismo no Estado. A partir deste ano, a entidade em todas as frentes e trabalho, inclui a visão de ações com foco em gestão eficiente, cidades inteligentes e desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Durante o Seminário, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) prestarão atendimento individualizado aos municípios sobre a categoria em que cada um está inserido no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização subsidia as regras e critérios do Ministério para a formalização de instrumentos de transferências de recursos para apoio a programas, projetos e ações.

O diretor executivo da FECAM, Rui Braun, considera que SC apresenta expressivo movimento econômico que se baseia no turismo, mas acredita que exista potencial de crescimento ainda maior a partir das riquezas regionais, das belezas dos municípios, da gastronomia e do fator étnico. “São muitos elementos que podem ser utilizados para desenvolver a economia através do turismo”, diz.

Turismo em SC

Os Colegiados Regionais de Turismo das 21 Associações de Municípios que integram a FECAM, consideram que o turismo vem se consolidando como uma das mais importantes atividades econômicas do mundo. Isso se deve a importância na geração de empregos e renda através da prestação de serviços, melhoria dos equipamentos de infraestrutura e alavancando o surgimento de novas oportunidades de mercado e empreendedorismo.

Santa Catarina possui doze regiões turísticas conforme o Mapa do Turismo Brasileiro (2017). São elas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos das Fronteiras, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

Cada região apresenta oferta turística diversificada, desenvolvida na área de lazer e negócios. No Seminário de Turismo, destaca o presidente Morastoni, pretende-se ampliar a visão dos potenciais do turismo em todos os pontos catarinenses, considerando ações coletivas e estratégicas para desenvolver o interesse pela cultura local, os costumes e a valorização da história. “É preciso planejar com atenção à realidade e cultura local. Assim se promove o aquecimento da economia municipal e regional, permitindo a elevação do nível e da qualidade de vida das comunidades envolvidas”, acrescenta Morastoni.

Programação

O Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal inicia no dia 18/9 às 9 horas com o painel “Regionalização e gestão do turismo”. O diretor de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Antonio Cóser, irá abordar, a partir das 9h30, a “Metodologia de categorização dos municípios e o Mapa do Turismo Brasileiro”. Na sequência, às 10h, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, aborda “Fortalecimento das instâncias de governança”. Ainda pela manhã serão apresentadas boas práticas na implementação do Conselho Municipal de Turismo; do Plano Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo.

A partir das 13h30 inicia o painel “Turismo e a Comunidade” com a palestra “Turismo cultural e os museus”, ministrada pela consultora independente do Iphan/Unesco, Vanessa Maria Pereira. Às 14 horas, a coordenadora do Projeto Viva Ciranda da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Anelise Rosa, vai falar sobre “Turismo pedagógico”, como alternativa para a fortalecimento da identidade local. Às 14h20 o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, irá abordar o tema “Território e identidade”. Às 15h inicia a conferência“Turismo criativo” com Yolanda Flores e Silva. Ela é docente, pesquisadora, formada em saúde e antropologia e atua com pesquisas voltadas para ‘redes e organizações comunitárias’ em comunidades tradicionais do Brasil e Portugal.

Ainda no dia 18, às 16h, será aberto o painel “Meio ambiente e turismo”, com a palestra “Ecoturismo e as Unidades de Conservação – A experiência da Rota do Aguaí”, apresentada pelo presidente do Instituto Alootta, Paulo Cadallora. Às 16h20, a engenheira agrônoma da Acolhida na Colônia, Lucilene Assing, falará sobre “Agroturismo: alternativa para preservação e conservação do meio ambiente”. Às 16h40, o presidente da Confederação Brasileira dos Esportes Populares – Anda Brasil, Rafael Freitag, fala sobre “Circuitos de caminhadas”. O encerramento do primeiro dia está previsto para as 17h30.

Na quarta-feira, 19 de setembro, às 9h será o lançamento do Programa Turismo em Números Fecam, durante a abertura do painel“Inovação, pesquisa e financiamento do turismo”. Logo após, às 9h15, o gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Felipe Castro do Couto, vai falar sobre o BRDE Protur – “Programa de Fortalecimento do Turismo: Linhas de financiamento para o setor público e privado”.

A Roda de Conversa com os Municípios Pilotos dos Novos Portais Municipais de Turismo será às 10h30, seguida da conferência de encerramento sobre “Inovação no turismo: Oportunidades para as cidades”. O tema será apresentado pelo mestre em Turismo e Hotelaria, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento com projeto de “Avaliação dos Portais Turísticos Governamentais quanto ao suporte à gestão do conhecimento”, Alexandre Biz.