consultoria vsd

Xanxerê- As memórias são formadas pelas lembranças que estão na consciência, permitindo que os momentos vivenciados permaneçam gravados na vida das pessoas. Nessa busca constante de resgatar memórias antigas o Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê inicia a partir da próxima semana, o Projeto Memórias Afetivas. Para isso, recebeu como doação da família de Morena Winckler Bortoluzzi, que faleceu em abril deste ano, toda coleção de corujas.

A ação visa resgatar histórias, contos, trabalhos manuais, músicas, danças, artes visuais, literatura, fotografias e colecionadores de Xanxerê.  O objetivo é despertar a afetividade e fortalecer a visibilidade social, juntamente com o compartilhamento de experiências. Aguinetes Barfknecht, diretora do Departamento de Cultura e organizadora do projeto destaca que a primeira exposição já está sendo preparada.

“O projeto já tem sua primeira exposição garantida intitulada “Corujas da Morena”. Dona Morena Winckler Bortoluzzi, que faleceu no dia 28 de abril deste ano, aos 83 anos, era uma destas pessoas, que ao longo de sua existência mantinha o hábito de colecionar corujas de vários tamanhos e formatos. A paixão pelas peças vem de muito tempo. Por todos os lugares em que passava, sempre buscava algo novo, relacionado ao assunto. Por saber de seu carinho especial por “corujas”, os amigos também a presenteavam, o que fazia sua coleção aumentar. A família do senhor Honorino Bortoluzzi, juntamente com o artista plástico Osvaldo Sette, nos procuraram para que recebêssemos esta coleção, e para garantir que estas peças ficarão em um lugar seguro, com condição plena de preservação”, destaca Aguinetes.

A coleção é composta por mais 500 peças, vindas de todos os cantos do planeta, e, estará aos cuidados do Departamento de Cultura de Xanxerê, no espaço da Biblioteca Municipal Caldas Junior. A exposição “Corujas da Morena” ficará aberta para visitação na biblioteca municipal, a partir da próxima semana, até que o prédio Paço Municipal, antiga Prefeitura, esteja reformado aonde será disponibilizado um lugar para preservar esta coleção e os demais trabalhos que virão.