Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – Esta semana começaram a chegar os novos equipamentos do Bloco II do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê. A nova Hemodinâmica, equipamento usado para procedimentos de cateterismo, angioplastia e estudo eletrofisiológico, foi o primeiro a chegar.  O processo licitatório para compra do equipamento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. A empresa vencedora foi a Siemens. O valor licitado foi de R$ 2,9 milhões, sendo este, um dos equipamentos de Hemodinâmica mais modernos do Estado.

“Para se ter uma ideia, só há um equipamento destes hoje em Santa Catarina no Instituto de Cardiologia do Estado. Com isso, a nossa região vai estar bem servida de um equipamento moderno, de última geração, para o atendimento na área de Cardiologia. Possuímos atualmente dois equipamentos de Hemodinâmica, com a instalação desta que chegou iremos desativar o mais antigo, garantindo sempre a não interrupção do serviço em caso de manutenção”, explica o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.

A Hemodinâmica é um serviço que se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos utilizando a técnica do cateterismo cardíaco, que poderá ser eletivo (previamente agendado) ou emergencial, como nos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Como o Hospital Regional São Paulo é uma unidade referência em Alta Complexidade em Cardiologia, pacientes de 111 municípios do Grande Oeste Catarinense utilizam o serviço. Atualmente, de Hemodinâmica do HRSP atende em média 12 pacientes por dia. Só no ano passado foram mais de 2.580 procedimentos.

O novo bloco contará com o Serviço de Imagem no primeiro pavimento (térreo) e Hemodinâmica, juntamente com a nova UTI Coronariana de dez leitos no segundo pavimento.  O hospital aguarda ainda a chegada de um novo tomógrafo e um aparelho de ressonância, que também serão de última geração. O atendimento à comunidade deve iniciar nos próximos meses, após a chegada de todos os equipamentos previstos e a instalação dos mesmos.