Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – Na manhã desta sexta-feira (21), Policiais Militares da 4ª Companhia de Polícia de Xanxerê participaram da palestra sobre o estresse realizada no auditório da Associação Empresarial de Xanxerê-Acix.

A palestra faz parte da campanha Xanxerê Cidade do Coração, ministrada pela psicóloga Raquel Baldissera e pela nutricionista Suellienn Centenaro, ambas do Hospital Regional São Paulo-HRSP, que já realizaram cerca de 40 apresentações em empresas, entidades e escolas do município desde o mês de julho.

A campanha foi lançada em 2014 pela Associação Empresarial de Xanxerê  e tem como principal parceiro e apoiador o Hospital Regional São Paulo, além de diversas entidades, empresas e órgãos públicos.

O Capitão Vilte dos Santos, comandante da 4ª Cia de Polícia Militar destacou a importância dos policiais participarem da palestra para aprenderem a identificar os sinais de estresse. “Nossa atividade possui uma carga elevada de estrese elevada, porque ninguém procura a polícia quando está tudo bem. Sempre existe uma situação para ser resolvida, muitas, em situação de risco da integridade física dos envolvidos. Sempre digo que, o policial precisa cuidar de si, da sua saúde, para poder cuidar bem da comunidade. Reconhecer os pontos de estresse e saber o momento de buscar ajuda fará de nós profissionais, policiais melhores em nossa profissão”.

O vereador e diretor de desenvolvimento econômico da Acix, Vilson Piccoli, idealizador da campanha, esclarece que a campanha tem dois objetivos: a conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e transformar Xanxerê em uma referência nacional em cardiologia. saúde e o desenvolvimento do município. De acordo com Piccoli, a Acix direciona a classe empresarial para o seu potencial de desenvolvimento, buscando, sempre, uma maior qualidade de vida. A campanha tem o objetivo de integrar a comunidade com o Hospital para atingir as etapas necessárias para a certificação do HRSP. “Nós somos, hoje, um polo de saúde e precisamos aumentar, incrementar de uma maneira mais eficiente. Temos o Hospital Regional São Paulo, que é uma unidade de cardiologia nacional e nós precisamos transformá-lo num centro de referência em cardiologia, para que todos os recursos a nível nacional possam vir diretamente para o Hospital. Uma das etapas para conseguirmos essa certificação é a integração coma  comunidade”.

Sobre a realização de palestras nas escolas, Piccoli explica que iniciando o trabalho de conscientização com as crianças, no futuro haverá pessoas mais sadias, com menos custos para a saúde e para as pessoas. “Trabalhar com os alunos implica em formar adultos mais conscientes e saudáveis e os médicos reforçam que isso vai gerar menos problemas em todas as áreas da saúde, não só na área das doenças do coração”.