Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz – Cerca de 500 participantes entre acadêmicos, palestrantes, educadores, especialistas, mestres e doutores em educação de várias regiões do país participam até quarta-feira (26), do 1º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz. O evento tem como temática central os “Novos Olhares sobre os Desafios da Educação” e está sendo organizado pelo Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Abelardo Luz (IFC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Wilamir Cavassini participou da abertura oficial, na manhã desta segunda-feira (24), e disse que o município se sente honrado em poder receber e acolher participantes de vários lugares do país. Ele também agradeceu a comissão organizadora e professores de cada instituição envolvida que juntos assumiram o compromisso de fazer o evento acontecer com grande sucesso. “Desde o início nós fomos parceiros e aqui está a prova de que somos capazes, temos uma estrutura e pessoas capacitadas para realizar um evento como este, que com certeza, marcará um dos primeiros grandes eventos da área de educação em Abelardo Luz”, ressaltou o prefeito.

O professor substituto do IFC Campus Abelardo Luz e coordenador geral do evento, Jorge da Cunha Dutra, destacou que o congresso busca promover o debate sobre a educação como processo de transformação social, proporcionando a reflexão sobre temas atuais muito bem expressados nas apresentações culturais de abertura. “Estou muito feliz com as apresentações artísticas que tivemos, pois refletem temáticas importantes que a gente tem que pensar, quando falamos de educação envolvemos toda a questão de diversidade e respeito. O nosso intuito é permitir que professores troquem experiências e discutam a respeito de questões pontuais que fazem parte da atuação do cotidiano e profissional deles”, destacou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Eliane Cantele, o tema central do evento permite que os professores e trabalhadores da área construam e debatam sobre os novos olhares acerca das problemáticas educacionais e troquem experiências sobre as boas práticas de ensino. “Durante os três dias serão debatidos diferentes temas sobre a nova educação para que o professor possa voltar à sala de aula mais confiante e forte. Foram 500 inscrições, estamos felizes com a participação de todos, superou nossas expectativas graças ao planejamento e organização de todos da administração”, comentou Eliane.

O diretor geral do Instituto Federal Catarinense de Concórdia, Nelson Golinski, que esteve presente no ato oficial de abertura, enfatizou que o congresso contribui para o fortalecimento do instituto no município e na região, bem como na formação de novos profissionais em diversas áreas do conhecimento. “Nesse mundo moderno e globalizado temos que estar toda hora aprendendo. Quais serão as profissões do futuro? É uma incógnita. Sabemos que novas profissões estão surgindo e nós temos que estar preparados. Será que as nossas formas de dar aula são as melhores ou nós temos que nos readequar? Então a partir desses questionamentos vem essas ideias e é aonde se terá, com certeza, grandes avanços a partir deste congresso ”, frisou Golinski.

O congresso continua nesta terça-feira (25), tendo como palestrante principal o renomado filósofo em educação Professor Dr. Dermeval Saviani, da UNICAMP- SP, que falará sobre o tema “A Pedagogia histórico-crítica e os movimentos sociais populares diante do desafio da transformação social”. Além da palestra e debates, a programação ainda reserva momentos culturais, exposição de artesanatos, feira do livro, café literário e passeios turísticos.

PROGRAMAÇÃO DIA 25/09/2018 – TERÇA-FEIRA
LOCAL: CLUBE REAL

08h00 – Abertura do segundo dia
08h30 – Atividade cultural
09h00 – Conferência: A Pedagogia Histórico-Crítica e os Movimentos Sociais Populares diante do desafio da transformação social – Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP – SP)
10h15 – Intervalo
10h30 – Debate com o conferencista
12h00 – Encerramento da manhã
13h00 – Passeio Turístico / Exposição: Banner
18h00 – Encerramento da tarde
19h00 – Atividade cultural
19h30 – Conferência: “Para muito além dos muros que nos cercam: interdisciplinaridade, um conversar no enatuar das redes de formação” – Prof. Me. Tiago Dziekaniak (UFGD – MS)
21h00 – Intervalo
21h15 – Debate com os palestrantes
22h00 – Encerramento da noite
PROGRAMAÇÃO DIA 26/09/2018 – QUARTA-FEIRA
LOCAL: CLUBE REAL
8h00 – Abertura do terceiro dia
8h30 – Atividade cultural
9h00 – Mesa redonda: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Educação Básica – Int. Trad. Libras Ramon Cunha (IFC – Videira) e Profª. Mª. Adriela Noronha (IFC – Fraiburgo)

10h15 – Intervalo
10h30 – Debate com o palestrante
12h00 – Encerramento da manhã
13h 00 – Atividade cultural
13h30 – Conferência: Gênero e diversidade na escola: uma questão de Direitos Humanos no cotidiano escolar – Prof. Me. Everton Martins (UFFS – Chapecó)
14h30 – Debate com o conferencista
15h30 – Intervalo
15h45 – Atividade cultural
16h15 – Fala de encerramento do evento – Prof. Dr. Jorge da Cunha Dutra (IFC – Abelardo Luz) e Profª. Esp. Eliane Cantele (Secretária Municipal de Educação – Abelardo Luz)
17h00 – Encerramento do evento