Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz- Com a temática “Novos olhares sobre os desafios da Educação”, Abelardo Luz sediou durante os dias 24, 25 e 26 de setembro, o 1º Congresso Nacional de Educação. Foram três dias de debates, reflexões e apresentações de trabalhos acadêmicos expostos por educadores, palestrantes, especialistas, mestres e doutores em Educação de vários lugares do Brasil.

O evento foi promovido Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Avançado de Abelardo Luz em conjunto com a Secretaria Municipal Educação e reuniu cerca de 500 participantes no Clube Real. A programação, além das conferências e debates, oportunizou aos congressistas conhecer um pouco da história e da cultura de Abelardo Luz através apresentações artísticas e passeios por três rotas turísticas (Caminho das Águas, Caminhos da História e Caminhos da Conquista).

Durante os três dias, vários palestrantes e conferencistas participaram do congresso, dentre eles o filósofo e professor doutor emérito da Unicamp de São Paulo, Dermeval Saviani, idealizador da pedagogia histórico-crítica. Todas as palestras e debates foram traduzidas e interpretadas simultaneamente através da linguagem brasileira de sinais.

“Foi um momento único para Abelardo Luz com três dias de atividades intensas. Tivemos o debate de vários temas abrangentes e importantes para a nossa educação. Trabalhamos com uma equipe com cerca de 40 profissionais para que o evento fosse realizado. Além dos debates, tivemos a oportunidade de mostrar o potencial que Abelardo Luz tem através dos passeios turísticos, artesanatos e apresentações artísticas. Tudo foi pensado para que mostrássemos também as belezas do nosso município”, comentou a secretária municipal de Educação e coordenadora do evento, Eliane Cantele.

Segundo a secretária de Educação, uma nova edição do evento já está sendo programada para 2020, “Já temos em mente realizar a segunda edição desse evento em 2020. A proposta é que seja realizada a cada dois anos e diferente deste ano iremos realizar o congresso em abril ou maio. Já estamos vendo a flexibilidade da agenda dos palestrantes, mas com certeza em 2020 teremos um novo congresso”, afirmou Eliane.

Para o diretor substituto do IFC Campus de Abelardo Luz e também coordenador geral do evento, professor Jorge da Cunha Dutra, o congresso conseguiu proporcionar inúmeras reflexões sobre temas pertinentes, instigando novos olhares e a troca de ideias entre os participantes.

“Acredito que o congresso, trazendo esses palestrantes conseguiu atingir o seu objetivo. Trabalhamos com temáticas importantes que foram escolhidas por um grupo de professores que perceberam que isso poderia ser trabalhado na escola como é o caso da educação especial, do gênero, da diversidade e da pedagogia histórico-crítica e a interdisciplinaridade. Creio que o evento contribuiu para ajudar todos os profissionais que estiveram aqui, não só de Abelardo Luz, mas de todas as cidades que participaram do nosso primeiro congresso”, salientou Jorge.

O prefeito Wilamir Cavassini agradeceu a presença dos participantes que vieram de diferentes lugares e contribuíram para o sucesso do evento. “O nosso primeiro congresso trouxe para Abelardo Luz debates e conhecimento de vários assuntos para os nossos professores e visitantes. Um evento grandioso que ficará na história do município, esperamos que tão logo venha a segunda edição e assim como a primeira deverá movimentar a cidade, gerar conhecimento e mostrar cada vez mais as potencialidades de Abelardo Luz”, finalizou Cavassini.