Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz – O Centro de Atenção Psicossocial-CAPS de Abelardo Luz, realizou na manhã desta sexta-feira (28), na avenida Getúlio Vargas, a Caminhada de Prevenção ao Suicídio “Falar é a melhor solução”.

A atividade marcou o encerramento a programação do Setembro Amarelo, campanha mundial que visa chamar a população para debater o tema do suicídio e preveni-lo. Participaram da ação vários profissionais da área da Saúde e pacientes atendidos pela instituição, além de servidores públicos de outras secretarias.

Com faixas e cartazes, os participantes saíram em caminhada, por volta das 8h30, do Posto Energia até a Praça Municipal Olices Stefani, onde foi realizado um ato público coordenado pela direção do CAPS.

“Setembro é o mês que damos mais ênfase ao assunto devido que, segundo estudos, os casos de tentativas de suicídio acontecer mais neste mês. Além da caminhada, realizamos aqui em Abelardo Luz algumas outras ações de conscientização como palestras e capacitações dos profissionais”, explicou a coordenadora do CAPS, Jucimari Basei.

O objetivo da campanha é orientar a população para saber identificar os sinais que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio, além de ofertar ajuda especializada e mais informação sobre o assunto que ainda é tratado com certo “tabu” na sociedade.

“O índice de suicídio é maior entre pessoas de 15 a 29 anos. Entre os idosos também estão sendo notificados vários casos de tentativas de suicídio. Por isso, que toda a população tem que prestar atenção quando a pessoa começa a mudar seu comportamento e começa a se isolar, pois pode estar desencadeando uma depressão ou outro transtorno psicológico”, explicou Jucimari.

Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou algum familiar que apresentar algum sinal de mudança de comportamento deve buscar ajuda primeiramente nas unidades de saúde ou no CAPS que está localizado no bairro Alvorada.