consultoria vsd

Xanxerê – Uma data muito importante na vida das meninas é a comemoração dos 15 anos, quando acontece um ritual de passagem para a vida adulta, conhecido como baile de debutante.

Na tarde deste domingo (30), um lindo baile de debutante marcou o dia das Vitoriosas da Rede Feminina de Combate ao Câncer-RFCC, que celebraram o 6º Coquetel Rosa e os 15 anos da inauguração da sede da instituição.

Uma grande festa realizada no Centro Comunitário da Igreja Matriz com apresentações, um lindo desfile e a valsa das debutantes, quando as Vitoriosas dançaram com os Peões da Invernada Artística do CTG Espelho da Tradição.

De acordo com a presidente da RFCC, a médica ginecologista Rita Pezzali, mais que uma festa para comemorar o aniversário de uma obra, a data celebra as conquistas das mulheres na Rede. “Este é o 6º Coquetel Rosa que a gente realiza com o objetivo maior de chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, é a abertura oficial do Outubro Rosa e também para mostrar para a comunidade o sucesso no trabalho da Rede Feminina em reinserção social. Três das quatro apresentações de hoje são realizadas pelas Vitoriosas, prova que, apesar da doença, elas estão bem”.

A médica destaca que desde que iniciou o trabalho de conscientização do Outubro Rosa, muitas conquistas já podem ser percebidas, e a maior delas é a desmistificação da doença, mostrando que existe vida após o câncer e que as mulheres não devem ter medo de fazer os exames periódicos para obter o diagnóstico precoce. “É a diferença entre um tratamento maior ou menor, mutilante ou não, e até sobreviver ou não a doença”.

Alvaneve Dallagua da Silva, uma das Vitoriosas que está vencendo a luta contra a doença e se participou das apresentações, descobriu o câncer há dois anos e fala da luta para superar as dificuldades. “No início é difícil. Quando a gente recebe o diagnóstico é um impacto muito grande. É muito sofrido, muito dolorido, você se sente humilhada diante das outras pessoas. Mas eu tentei encarar com naturalidade, sou uma pessoa muito positiva e digo que até hoje não caiu a ficha que eu tive câncer. E hoje me sinto muito feliz, não tenho palavras, é uma experiência nova e espero que todas as mulheres façam como a gente, vão atrás do seu objetivo, da cura”.