Portal Garagem – Em breve

Xanxerê- Com a intensa chuva que atingiu Xanxerê, no início da noite de ontem (1), conforme levantamento prévio da Defesa Civil Regional e Municipal, foram 12 pontos de alagamento e dois de deslizamentos. De acordo com a Epagri Ciram, o volume de chuva chegou aos 39,2mm em apenas 10 minutos, situação que gerou os transtornos enfrentados por moradores do centro, bairros e parte do interior do município.

No fim da manhã desta terça-feira (2), o prefeito em exercício Ivan Marques esteve reunido com o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, acompanhado do coordenador municipal da Defesa Civil, João Borba, e do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri. Segundo ele, diversos fatores culminaram nos registros levantados.

“Tivemos alguns fatores que causaram esta situação, como a concentração de chuva em pouco tempo, terrenos já encharcados e, ainda, grande quantidade de lixo nos bueiros”, disse.

O prefeito Ivan Marques percorreu, durante a noite, diversos pontos. Segundo ele, a quantidade de lixo nos bueiros era expressiva, sendo em sua avaliação uma das principais causas dos transtornos.

“Identificamos que nos bueiros há grande quantidade de lixo preso nas grades e não há tubos entupidos. Percebemos que, especialmente no centro, os moradores haviam deixado seus lixos nas sacolas aguardando a coleta, mas a chuva chegou antes carregando todo aquele volume para os bueiros, e causando alagamento. Fora lonas e pneus que foram encontrados também”, disse o prefeito.

Levantamento da Defesa Civil

Conforme levantamento, os pontos de alagamento foram registrados no centro, Veneza, São Jorge, Esportes, Vila União, Vista Alegre, Bortolon, Nossa Senhora de Lourdes e La Salle. Já os deslizamentos, um no Bairro Jardim Tarumã e outro na Linha Igrejinha Amarela. Problemas relacionados a infraestrutura, como bueiros e tubulações, foram identificados nas Linhas Medianeira, Igrejinha Amarela, Perau das Flores, Rodrigues e Cambuinzal. A Secretaria Municipal de Educação identificou entrada de água nas unidades Sonho Encantados, Rui Pimentel, Nossa Senhora Aparecida, Criança Feliz e Cirilo Dal’Oglio. E, a Secretaria de Saúde, a mesma situação nos postos dos Bairros Bortolon, João Winckler, Colatto, Vila Alegre e Pronto Atendimento Municipal.

A Secretaria Municipal de Agricultura também realiza levantamento da situação. A equipe esteve no interior, verificando a situação. O secretário Edson Zape garante a comunidade que solicita ajuda que as demandas serão atendidas. Segundo ele, todas as estradas do interior tiveram danos, por isso solicitada calma aos agricultores, mas que os serviços serão realizados.