Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz- A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), inicia neste mês de outubro o Curso para Gestantes e Família em Abelardo Luz. A aula inaugural será na próxima quarta-feira, dia 10, com início às 18h30, no Plenário da Câmara de Vereadores.

O curso terá um total de cinco encontros com encerramento no mês de dezembro. O objetivo é oferecer aos futuros pais, orientações de profissionais que buscam prepará-los para as novas descobertas e desafios da gravidez até a chegada do bebê.

“O curso não é apenas para a gestante, mas para toda a família que está a espera dessa nova vida, da concepção, passando pela gestação, parto e maternidade para que a futura mamãe e sua família se sintam seguros e preparados”, explica a enfermeira Luciane Vedovatto Lorenset.

Durante os encontros serão realizadas palestras com enfermeiras, médicos, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, dentista e nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde. Nas palestras serão tratados diversos assuntos referentes a gestação tais como: aspectos psicológicos da gestação, amamentação, direitos da gestante, saúde bucal, cuidados com o recém-nascido, alimentação, parto e puerpério, exercícios para gestantes, entre outros.

No primeiro encontro, no dia 10 de outubro, serão realizadas duas palestras, sendo uma sobre a importância do pré-natal, exames e consultas que devem ser realizados durante a gestação. Na segunda palestra serão  abordados os aspectos psicológicos da gestação e do pós-parto.

“Para as gestantes dos bairros que não têm como ir até o local da palestra será oferecido transporte. Para isso, é preciso entrar em contato com a enfermeira onde a gestante realiza o pré-natal”, informa Luciane.