consultoria vsd

Xanxerê – Quando tudo parecia ter chegado ao fim, com sua aposentadoria e encerramento das atividades como docente, a arte dos biscoitos decorados surgiu na vida de Lourdes Taffarel Baesso, no ano de 2015, período em que precisou ir até Blumenau para doar um rim para sua irmã. Lá teve o seu primeiro contato com a deliciosa técnica, ficou encantada e como já estava longe das salas de aula há dois anos, resolveu aprofundar seus conhecimentos na arte.

No Dia do Professor, comemorado hoje, 15 de outubro, o Foca na Notícia conta a história de quem tem o dom de ensinar. Foram 31 anos de sala de aula, trabalhando com alfabetização, em várias escolas aqui do Oeste e também da capital do Estado. E, mesmo aposentada, depois de dominar todas as técnicas de como fazer os biscoitos decorados, a professora voltou a dividir seus conhecimentos. Agora, reunindo arte, prazer e uma forma de terapia.

No início, Lourdes relata que as próprias crianças que a visitavam na sua casa, a convidavam para pintar as bolachas e, quando ela percebeu, já estava formando turmas de alunos para dar aulas, principalmente no final de ano, no período das férias escolares. “Minha vida profissional sempre foi trabalhar com crianças e hoje, afastada da escola, continuo reunindo crianças em meu ateliê para uma linda troca de aprendizagem, que na verdade não tem muita diferença,  pois as crianças aqui continuam de certa forma se envolvendo através do jogar, brincar, ouvir histórias, construir a identidade e a autonomia, falar, perguntar, argumentar, pesquisar, desenhar, pintar, colar, ler, escrever, recitar, contar, quantificar, cantar ou apreciar músicas”.

Lourdes lembra que é papel da escola propor situações reais de leitura e de escrita, oportunizar e valorizar as inúmeras tentativas dos pequenos de atuar como leitores e escritores. “Por isso, é preciso, então, considerar sempre os saberes e o próprio jeito deles de ler e de escrever. E aqui as crianças vivenciam tudo isso através das várias técnicas e maneiras de trabalhar o biscoito”. Para ela, viver a infância significa cheirar, degustar, observar, escutar e experimentar.

Desde que iniciou na nova atividade, a artesã da culinária participa de vários seminários e visita diversas cidades e capitais do país em busca de mais conhecimento sobre o assunto. “Estive em São Paulo e Curitiba, onde me aperfeiçoei em fazer o glacê, os tipos de massa, que podem ser os amanteigados, de mel ou chocolate, e nas técnicas de pintura, que são várias”.

Hoje, são várias turmas de alunos, que vão desde crianças até adultos, com aulas que acontecem no seu ateliê “Um Doce Lugar”, construído no Sítio Vale Encantado, onde Lourdes mora, próximo ao Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. “Eu costumo concentrar a produção nas datas comemorativas. Os carros chefes sãos o Natal e a Páscoa, mas também temos as encomendas das lembrancinhas de bebês, casamentos e formaturas, e de outras datas comemorativas, como o dia de cada profissão”.

Para a artesã, o trabalho com os biscoitos decorados é acima de tudo uma forma de terapia. “É lindo e dá muito prazer ver as outras pessoas fazendo, aprendendo. Esse é um trabalho artesanal que depois de pronto pode ser degustado”, lembra.

Compartilhar
Notícia anterior
Próxima noticiaSecretaria Municipal de Saúde alerta para número de faltantes nas consultas
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas-RS, no ano 2000, com especialização em Comunicação para o Terceiro Milênio, pela Pontifícia Universadade Católica-PUC do Paraná, em 2004.