Portal Garagem – Em breve

Xaxim- No município desde o dia 1º de outubro, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher II segue atendendo as mulheres xaxinenses. Até agora, foram realizados 207 exames de mamografia e 220 exames de Papanicolau, além de centenas de atendimentos de orientação em saúde que, entre outros assuntos, abordou sobre as atribuições dos agentes comunitários de saúde, gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

A estimativa do Sesc Saúde Mulher II e da Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é de que sejam realizados 1.272 exames mamografia digital e 1.307 citopatológicos – que já foram pré-agendados, além de 1.500 atendimentos em educação em saúde até o dia 7 de dezembro.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “as xaxinenses estão tendo a oportunidade de atualizar os exames gratuitamente e garantir a prevenção a doenças que afetam a saúde de muitas mulheres. Mas, estamos registrando grande número de faltas e isso nos preocupa, afinal, outras mulheres poderiam ser atendidas caso os exames fossem desmarcados com antecedência por aquelas que não poderão comparecer. Até o dia 22, foram registradas 52 faltas nos exames de Papanicolau e 25 nas mamografias”.

Dona Vilma Dalmagro, de 67 anos, moradora do Bairro Primavera, realizou ambos os exames e destacou que “é muito importante estar atenta para evitar as doenças. Gostei muito do atendimento, que é nota 10. Graças ao Governo de Xaxim e ao Sesc minha saúde está sempre em dia”.