consultoria vsd

Com uma enorme diferença de votos o candidato do PSL, coronel dos bombeiros Carlos Moisés da Silva, Comandante Moisés como ficou conhecido nas urnas, foi eleito governador de Santa Catarina com mais de 2,6 milhões de votos, o que representa 71,09% dos votos válidos.

Mesmo tendo declarado apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), enquanto vários partidos da sua coligação fazem parte da base do candidato Haddad, o seu opositor, o deputado estadual Gelson Merisio não alcançou 30%, ficando com  28,91% dos votos válidos, contrariando as principais pesquisas eleitorais.

O novo governador do Estado surpreendeu já no primeiro turno, saindo do terceiro lugar para o segundo turno, com uma proposta de mudança e rompimento com os atuais padrões da política catarinense.

O Comandante Moisés é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, professor e mestre em direito e está concorrendo a um cargo político pela primeira vez. Saiu de chapa pura, sem coligações e praticamente não usou o fundo partidário. Sua campanha foi realizada, em grande parte, nas redes sociais, por voluntários. Traz como principal proposta de mudança a “despolitização do estado”, prometendo trabalhar com técnicos e servidores de carreira, combatendo o aparelhamento do Estado. Além disso, se apresentou como “a mudança de verdade” e criticou “os problemas deixados pelos políticos profissionais”.