Sesc promove palestra sobre a importância do feedback

0
101
Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – Na noite de quarta-feira (31) gestores de diversas empresas xanxerenses participaram de uma palestra, promovida pelo Serviço Social do Comércio-Sesc de Xanxerê, sobre a importância do feedback nas organizações.

A gerente da unidade do Sesc em Xanxerê, Luciana Teixeira Fritz Carmo, explica que a palestra faz parte do projeto Sesc Reúne, que acontece anualmente há dois anos, e traz temas pertinentes à gestão das organizações. “O Sesc Reúne traz temas escolhidos pelos participantes nas reuniões anteriores e este ano estamos trazendo assuntos de interesse dos gestores e colaboradores das empresas. Este ano já foram abordados os seguintes temas: e-commerce, turismo, gestão de pessoas e sobre as doenças ocupacionais e neste último estamos falando sobre feedback”.

De acordo com a palestrante da noite, a psicóloga e mestre em Psicologia, Aprendizagem e Trabalho, Creici Lamonato, a palavra feedback tem origem na língua inglesa e significa realimentar ou dar resposta a uma determinada situação ou pedido. O termo é comumente utilizado nas empresas como uma forma de orientar e corrigir os procedimentos e atitudes dos funcionários e a necessidade do tema foi escolhida pelos participantes do Sesc Reúne. A psicóloga reforça que o feedback não deve ser utilizado apenas para corrigir falhas, mas principalmente para reforçar os bons comportamentos e atitudes.

Creici explica que o feedback é uma necessidade constante e existem empresas que trabalham essa ferramenta, mas ainda não estão aplicando de forma correta. “Tem empresas que já estão utilizando essa ferramenta, porém, em alguns casos, ela precisa ser utilizada de forma mais assertiva, para obter os resultados esperados. É uma ferramenta de simples utilização, só que gera receio, gera medo, mas que deve ser utilizada até nos relacionamentos interpessoais. Se aprendêssemos a usar o feedback no nosso dia a dia, isso nos faria muito mais felizes”.

Fábio Junior de Mattos, gerente comercial da De Marco Renault de Xanxerê, viu na palestra uma oportunidade de crescimento profissional na utilização do feedback, mas que precisa ser utilizada de forma correta. “Muito se fala em feedback, mas não sabemos a forma correta de utilizar. Foi uma palestra com algumas práticas, mostrando como utilizar a ferramenta de forma correta. Valeu muito pelo conhecimento adquirido”.

A jornalista e assessora de imprensa do Hospital Regional São Paulo, Cristine Maraga, participou da palestra buscando o crescimento pessoal, mas afirma que vai utilizar as técnicas nas diversas situações profissionais. “Estou aqui hoje por uma iniciativa pessoal, não foi uma determinação do Hospital. Achei interessante o tema para a minha vida, para o meu crescimento pessoal. Feedback é uma coisa que a gente precisa aprender e evoluir. Eu gostei bastante das formas de aplicação. Eu não sou gestora, mas trabalhamos bastante em equipe acho que será importante utilizar para reforçar a utilização do feedback para o nosso crescimento enquanto equipe”.

Deixe um comentário