consultoria vsd

Marema– Armadilhas comprovam: Marema segue na contramão da maioria dos municípios, sem nunca ter registrado focos e contaminações pelo mosquito da dengue. A informação é da Vigilância Sanitária, que monitora 716 domicílios e uma população de aproximadamente dois mil habitantes. As autoridades atribuem essa conquista à conscientização dos moradores e as eficazes ações de limpeza urbana, desenvolvidas pela Prefeitura. Para reforçar as orientações, uma mobilização está sendo organizada para o próximo dia 30, na praça municipal.

O clima quente e chuvoso é propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti. Mesmo assim, a secretária Municipal de Saúde, Jaquelini Moro, comemora o fato de Marema nunca ter registrado casos suspeitos de dengue, seja com contaminação local ou casos vindos de outros municípios. “Infelizmente, nosso clima é especial para a reprodução dos mosquitos. Por outro lado, temos uma população altamente conscientizada e preocupada. O resultado disso, é um território livre do mosquito e da doença,” afirma.

O vigilante sanitário, Egídio Ceratto, acompanha periodicamente oito armadilhas instaladas em diferentes pontos da cidade. O profissional explica que semanalmente os locais são monitorados e as larvas são encaminhadas para análise. “Equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, dão suporte na verificação dos possíveis criadouros nas casas. São vistoriadas calhas, caixas de água e demais locais que acumulam água. A população também é orientada com a ajuda de nove agentes comunitárias de saúde,” relata Egídio.

Conforme o prefeito de Marema, Adilson Barella, a conquista por um território livre do aedes aegypti, é de toda a população que preza pela limpeza da cidade. “Regularmente a Prefeitura realiza ações para recolher entulhos. Fazemos a limpeza das áreas públicas e realizamos vistorias em imóveis e locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue. De qualquer forma, o mais importante, é a contribuição da população. As crianças aprendem nas escolas, as famílias são atentas e a sociedade colabora. Isso tudo contribui significativamente para esse resultado satisfatório”, aponta o prefeito.

Hoje, “Marema é um território livre do mosquito da dengue, mas a preocupação com a doença existe,” reforça. “Apesar da nossa boa condição, não podemos cruzar os braços, agentes públicos e a comunidade, precisam seguir com os esforços para mantermos esse status.” A secretária Jaquelini compara Marema a uma ilha. A gestora explica que todas as cidades próximas, possuem larvas do aedes aegypti e já registraram casos suspeitos. Categoricamente, ela diz: “Nossa condição de território livre da dengue, é momentânea. Se não mantivermos todos os cuidados, ainda neste verão, poderemos ter registros da doença ou do inseto transmissor. Na ação do próximo dia 30, vamos reforçar todos os alertas”, informa Jaquelini.