consultoria vsd

Ponte Serrada- A Escola de Educação Básica Dom Vital, de Ponte Serrada, foi agraciada na última terça-feira (27) com o primeiro lugar no prêmio “Escola Cidadã”, promovido todos os anos pela Fundação Aury Luiz Bodanese, do grupo Aurora Alimentos. A escola da rede estadual de ensino recebeu o cheque simbólico no valor de R$ 1,5 mil durante o evento que ocorreu em Chapecó.

O prêmio valoriza os projetos com temas socioambientais desenvolvidos nas escolas. As atividades esse ano iniciaram em março com os programas “Eco Cooperação” e “Roda de Leitura”, sendo que a EEB Dom Vital inscreveu o projeto “Da Consciência pela Persistência para Sobrevivência”, desenvolvido com os alunos desde 2010.

Nesse projeto é realizado oficinas de sabão ecológico com o título “De óleo no futuro”, as quais incentivam alunos, professores, familiares, donos de restaurantes e lanchonetes a coletarem o óleo de cozinha usado para ser reutilizado na fabricação de sabão. Também faz parte desse projeto a horta escolar, intitulada “Com as mãos na Terra”, possibilitando que toda produção seja utilizada para consumo na própria escola.

Outra ação desse projeto é o “Desafio Consciente”, abrangendo todos alunos, a comunidade escolar e comunidade em geral. A coleta e a separação de lixo ocorrem em várias etapas, em seus lares, espaços púbicos, comércio e indústrias. O material coletado é classificado e armazenado, sendo entregue nas datas estipuladas pelos organizadores. As demais ações são monitoradas semanalmente, como contagens, pesagens e venda, sendo que o dinheiro arrecadado é investido na própria escola. Em 2017, com a própria verba arrecadada, foi realizada a reforma do ginásio de esportes. Neste ano, a direção pretende reformar a quadra aberta e realizar viagens de estudo e lazer para os alunos.

“O que nos deixa felizes e eufóricos, mais do que receber este prêmio, é o reconhecimento pelo bem que fazemos através de nossos projetos para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. E só fomos contemplados com este prêmio porque temos uma escola com profissionais que se empenham em fazer o melhor sempre. Temos alunos e pais comprometidos e que são parceiros em todas as ações da escola. O mais importante do prêmio não é o dinheiro que iremos receber, mas sim saber que estamos fazendo a diferença na educação e no mundo. Estamos ensinando, além dos componentes curriculares, valores que ninguém vai tirar de nossos alunos. Eles vão levar para vida e se tornarão seres humanos melhores. Isso sim é gratificante. Esse é o prêmio maior”, comenta a coordenadora dos projetos de sustentabilidade, Maria Elenice Branco.

O projeto “Desafio Consciente” está na sua última etapa, sendo que os vencedores serão contemplados com viagem a Piratuba para os 1º e 2º lugares, e os 3º e 4º lugares com ida ao cinema em Chapecó. Até a décima colocação, as escolas receberão lanches, como bolo, cachorro-quente, pizza e geladinhos.

Já a última ação do projeto o “Consumo Consciente” tem como objetivo despertar na comunidade escolar, por meio de ações sustentáveis, atitudes de cuidado com o planeta. Portanto são escolhidos dois alunos por turma para serem os monitores ambientais. A escola trabalha a conscientização da realidade ambiental, a começar pela realidade escolar com frequentes reuniões com os monitores, para que os alunos sejam os porta-vozes da escola em sua turma. Cada professor dentro de sua referida disciplina trabalha a ação que lhe compete. A coordenação do projeto, junto com os monitores, faz a coleta de embalagens de produtos de limpeza que são transformados com muita arte em pesos de portas e pano de sombrinhas. Guarda-chuvas quebrados são transformados em sacolas ecológicas.