Portal Garagem – Em breve

Xaxim- Com o objetivo de reaproveitar os resíduos orgânicos que antes tinham como destino a lixeira, e também para ensinar às crianças e adolescentes sobre a compostagem, o Centro de Atendimento a Criança e Adolescente (Ceaca) criou e desenvolveu o Projeto Balde Mágico: Compostagem Natural e Eficaz. Idealizado pelo monitor e diretor de projetos para a Juventude, Edimar Luiz Brazzo, o professor Tarta, o projeto é realizado para reaproveitamento dos resíduos orgânicos e domésticos.

De acordo com o professor Tarta “a ideia surgiu de uma página na rede social, Coletivo Green Heart – Coração Verde do Oeste, que tinha esse projeto de compostagem. Depois disso, buscamos parcerias e estudos para implantar o projeto aqui com as crianças e adolescentes que frequentam o Ceaca.  Junto com os alunos, confeccionamos três composteiras e, desde agosto, todo o resíduo orgânico que antes ia para a lixeira, agora é transformado em adubo. Até o momento, transformamos cerca de 750 kg de lixo orgânico em adubo e chorume, que serviu para adubar as flores na Praça Frei Bruno e, também, as mudas de flores e hortaliças no Viveiro Municipal”, frisou.

Ainda conforme o professor Tarta, “o Projeto Balde Mágico integrou ainda mais as crianças e adolescentes, que gostaram da iniciativa, tiveram mais contato com a terra e muitos irão levar o projeto até suas casas. Além de contribuir com a adubação das flores e hortaliças, estamos também ajudando nas questões sustentáveis. Agradeço a diretora do Ceaca, Glória, pelo incentivo, e a todos que contribuíram e nos auxiliaram na doação de materiais para a confecção das composteiras”, finalizou.

Deixe um comentário