consultoria vsd

Abelardo Luz- Com a entrega de um kit a todas as participantes, encerrou na última quarta-feira (05), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Curso para Gestantes e Familiares em Abelardo Luz. No último encontro, a enfermeira Luciane Vedovatto Lorenset falou sobre os cuidados que a família deve ter após a chegada do recém-nascido, desde a parte de documentos, exames, vacinas, coto umbilical até a questão de higiene com dicas para dar banho, troca de fraldas, cólicas, entre outras orientações.

“Tivemos um número expressivo de mães em alguns encontros e também de pais. Isso demonstra que eles estão interessados em ajudar a cuidar da criança que vai nascer. Quem veio gostou e isso que é o mais importante”, destacou a enfermeira, que informou que a ideia é fazer dois cursos por ano, um em cada semestre.

O curso foi oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), envolvendo várias gestantes, sendo a maioria mulheres de primeira gestação. O objetivo foi oferecer aos futuros pais orientações de profissionais para ajudá-los durante a gestação e após o nascimento do bebê.

“Foram cinco encontros na Câmara de Vereadores para tirar as dúvidas das mulheres quanto a gravidez. Encerramos com a entrega de uma lembrança, uma bolsinha com fraudas e sabonete, a todas as gestantes. Agradecemos a presença de cada uma e, de forma especial, aos profissionais da Saúde, que se disponibilizaram a estar passando o conhecimento deles às nossas gestantes”, salientou a secretária de Saúde Sandra de Souza.

Escolha do parto

A gestante Cássia Bertolotti será mãe pela primeira vez e espera o nascimento de um menino que vai se chamar Téo. A futura mamãe disse que o curso serviu para tirar muitas dúvidas, principalmente sobre a escolha pelo parto natural.

“Com certeza valeu a pena esse curso. Eu que estou na primeira gestação me ajudou a tirar algumas dúvidas. Todo esse apoio que as enfermeiras e as médicas nos deram foi muito bom. Eu recomendo. Meu marido acompanhou alguns encontros. Eu tinha uma dúvida se teria o parto ou não. Depois do curso acabei tendo a certeza e se depender de mim a minha escolha será o parto”, comentou a futura mamãe.