consultoria vsd

Xanxerê – A administração municipal recebeu, ainda no fim de 2018, o estudo técnico realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que contempla a criação e instalação das bacias de contenção da água da chuva, em pontos estratégicos, evitando novos alagamentos. Trata-se de um projeto ousado, grande e que a previsão de investimento gira em torno de R$ 11 milhões, recurso que deve ser buscado através do governo Federal.

O prefeito Avelino Menegolla, acompanhado do secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, estive em Florianópolis conversando com a equipe da Defesa Civil e, recebendo as orientações. “Há décadas os moradores e comerciantes do centro e dos bairros sofrem com os problemas de alagamento a cada período de forte chuva que temos. Recebemos o projeto da Defesa Civil e agora vamos buscar recursos para execução, já que é muito importante essa obra”.

A expectativa é de agendar, para o fim desde mês ou a partir de fevereiro, uma audiência com a equipe da Defesa Civil Nacional, que tem sua sede em Brasília, para apresentar o projeto e verificar o planejamento financeiro do novo governo, a fim de buscar recursos.

Sobre o projeto

O objeto do estudo tratou da execução de obras preventivas de inundação, em 11 pontos de Xanxerê, em que cinco deles serão destinados à implantação de bacias de detenção de inundação e os outros seis, para reabilitação dos cursos de água, como a recuperação das margens fluviais e uso de estruturas físicas para a diminuição de energia da água, como colchão Reno e degraus de dissipação de energia.

Conforme o relatório de diagnóstico, Xanxerê sofre com constantes eventos naturais dos mais variados tipos, com registros nos anos de 1961, 1974, 1979, 1983 até os dias atuais. Através de levantamento realizado pela coordenadoria Regional da Defesa Civil, foram 58 ocorrências de enchente, enxurradas, alagamento e chuva intensa entre 1980 a 2018.

Os pontos vistoriados com proposta para medidas estruturais para minimizar as inundações, como contenções e bacias de detenção de inundações estão localizados entre as regiões da Linha Passo Trancado, nos Bairros Colatto e dos Esportes, além de outros trechos nas imediações do Contorno Viário Leste.