consultoria vsd

Abelardo Luz- Para evitar uma possível infestação do Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na manhã desta quarta-feira (23), os mutirões de 2019 para caça e combate aos focos do mosquito em Abelardo Luz. A ação começou pelo centro da cidade e está sendo realizada pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, além de outros servidores municipais e voluntários.

Durante os mutirões as equipes estão percorrendo as residências orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros, que nesta época é bastante favorável devido ao calor e as constantes chuvas de verão. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura também está participando fazendo o recolhimento de lixo e entulhos. Na próxima quarta-feira, dia 30, o mutirão será realizado no bairro Santa Luzia.

O objetivo da ação é evitar o aumento dos focos do mosquito que transmite não somente a dengue, mas também a febre amarela, a chikungunya e o zika vírus. Em 2018, foram registrados ao longo de todo ano 16 focos em Abelardo Luz.

A principal dica repassada aos moradores é fazer a limpeza dos terrenos, não deixar lixo acumulado e evitar a água limpa parada em qualquer recipiente após as chuvas.

“Estamos muito preocupados com a situação que pode chegar. Temos dois casos confirmados de focos até o momento, mas somente em um dia foram feitas mais de 10 coletas em um único bairro. Essas coletas foram encaminhadas para análise laboratorial e estamos aguardando o resultado. O risco de infestação é muito grande no município e precisamos que toda a comunidade ajude fazendo sua parte”, alertou a secretária de Saúde, Sandra de So