Saúde recolhe mais de 50 kg de remédios através do Projeto de Uso Racional de Medicamentos

0
64
Portal Garagem – Em breve

Ponte Serrada – De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Serrada cerca de 50 kg de remédios já foram tirados de circulação através do projeto Uso Racional de Medicamentos lançando ainda em maio de 2018, idealizado através de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Hórus. “Realmente o projeto vem superando as nossas expectativas, pois já conseguimos através da conscientização das pessoas uma quantidade expressiva de medicamentos que já não estavam mais sendo usados. Agora o após o processo de triagem o próximo passo é realizar o descarte correto desses medicamentos”, comentou a farmacêutica Juliana Foresti.

Vale lembrar que o projeto desenvolvido tem como objetivo reduzir o alto consumo de medicamentos e conscientizar os usuários do SUS quanto à utilização correta, além de incentivar a devolução dos medicamentos não utilizados reduzindo custos e beneficiando mais usuários, orientar quanto ao armazenamento e entrega correta. Já a iniciativa da criação do projeto se deu pelo alto consumo de medicamentos dos usuários da atenção básica de saúde do município.

“O projeto continua e as agentes de saúde têm o contato direto com os pacientes em suas residências, podendo auxiliar nas informações sobre armazenamento, instruções quanto ao descarte e uso correto,  inclusive, já realizando a coleta dos mesmos em caso de desuso e vencidos”. Por isso é muito  importante que a população continue se conscientizando e colaborando com o descarte correto dos medicamentos que não estão mais consumindo”, finalizou a farmacêutica Juliana Foresti.