Governador de SC assina ordem de missão e bombeiros militares deslocam para Brumadinho

0
673
consultoria vsd

Florianópolis – Na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) solicitou formalmente apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). No ofício (oriundo do Comando das Operações do local), a necessidade demandada foi o envio de homens e mulheres especializados em intervenções em áreas deslizadas, para apoio nas operações em resposta ao desastre local.

Neste momento o CBMSC já desloca rumo à Brumadinho – MG com 1 caminhão de ajuda humanitária, 3 viaturas tracionadas para locais de difícil acesso, 6 bombeiros militares especialistas em intervenções em áreas deslizadas, 4 binômios (dupla entre cão de resgate e tutor bombeiro militar), com um veterinário especializado em desastres. Além destes recursos, diversos equipamentos específicos para a atividade deslocam junto com a equipe, que forma uma das 14 Forças-Tarefa do CBMSC.

Embora o CBMSC já estivesse em prontidão nesta semana, o deslocamento para fora do Estado apenas foi iniciado após o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinar uma ordem de missão em comum acordo ao Governo do Estado de Minas Gerais. A previsão de chegada desta equipe é as 16h de quarta-feira (30 de Janeiro), para iniciar os trabalhos de busca e resgate com o serviço de cães envolvido.

Esta equipe deve ficar diuturnamente atuando na área estipulada por 8 dias consecutivos, quando uma nova equipe do CBMSC deve chegar para fazer a rendição e alterar os homens e mulheres que realizarão os trabalhos. Esta alternância deve persistir até o término das operações em Brumadinho (pode durar meses), com o apoio ininterrupto do CBMSC – coordenado com o CBMMG, Governos de Minas Gerais e de Santa Catarina.