Portal Garagem – Em breve

Xanxerê- Profissionais da medicina, enfermagem, psicologia e serviço social do Hospital Regional São Paulo (HRSP) participaram na última semana de três cursos com foco na Doação de Órgãos. As capacitações foram ofertadas pela Central Estadual de Transplantes (CET/SC) e ocorreram em Chapecó, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Conforme a coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes do HRSP, Maryellen Cazeraghi, o primeiro curso tratou sobre determinação de Morte Encefálica e foi direcionado para capacitar profissionais médicos para realização do protocolo para diagnóstico de Morte Encefálica, assim como determina a Resolução do Conselho Federal de Medicina. “Até então no HRSP contávamos com quatro médicos capacitados para realização deste protocolo. Agora contamos com mais quadro profissionais médicos que participaram do curso”, explica.

O segundo curso, sobre o processo de doação de órgãos, contou com participação mais expressiva, com 25 profissionais da entidade. A capacitação repassou noções básicas sobre todo o processo de doação de órgãos, desde a identificação do potencial doador até a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e entrevista familiar para doação de órgãos, quando possível, mediante avaliação de critérios clínicos do potencial doador.

Por fim, parte da equipe participou do curso sobre comunicação em situações críticas. “O curso foi voltado à necessidade de melhor preparar os profissionais de saúde para a comunicação de situações críticas aos pacientes e seus familiares, bem como instrumentalizar os profissionais de saúde para a oferta da oportunidade de doação de órgãos e/ou tecidos de potenciais doadores falecidos”, explica Maryellen.