consultoria vsd

Rio de Janeiro – O país ainda nem terminou de contar as vítimas do rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais e uma nova tragédia abala os brasileiros: um incêndio mata 10 jovens atletas e deixa três feridos, um deles em estado gravíssimo.

A tragédia ocorreu na madrugada de sexta-feira (08) quando um incêndio no dormitório improvisado do centro de treinamento dos jogadores da base do Clube de Regatas Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, vitimou os atletas.

Como aconteceu o incêndio

Ainda não existe um laudo oficial emitido pela perícia, mas depoimentos de sobreviventes apontam para um possível curto circuito ocorrido em um ar condicionado. Tão logo o fogo começou, a fumaça se espalhou por todo o dormitório. Alguns atletas conseguiram sair do alojamento, mesmo sob efeito da fumaça, porém 10 jovens não conseguiram acordar e acabaram morrendo queimados.

O dormitório era em um container adaptado, e a perícia investiga se havia um revestimento de poliuretano, o mesmo usado na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, este produto produz uma fumaça altamente tóxica quando pega fogo, e pode ter sido a causa dos jovens não conseguirem acordar com o fogo.

Foto: jornalismo Rede Globo

O atacante Samuel Barbosa, de 16 anos, revelou ter visto uma explosão no local. “A maioria não conseguiu porque a quantidade de fogo era muita. E aconteceu que o ar condicionado pegou fogo, daí foi gerando um curto-circuito. Foi pegando em tudo. E foi muito rápido. Não deu pra conseguir chamar quase ninguém”, contou Samuel.

Felipe Cardoso, meia da equipe sub-17 do Flamengo, informou que o incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu começou em seu quarto, no ar-condicionado. “O incêndio começou no meu quarto. O ar-condicionado começou a pegar fogo e eu saí correndo. Graças a Deus consegui correr e estou vivo” disse Felipe.

Os bombeiros receberam a primeira ligação às 5h17 e chegaram ao local com integrantes de dois batalhões para controlar o incêndio. No local encontraram 13 vitimas confirmadas, entre elas, 10 mortos.

Vítimas já foram identificadas

Dez mortos foram identificados até o momento, todos atletas da base: Christian Esmério, 15 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Bernardo Pisetta, 15 anos; Vitor Isaias, 15 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; Athila Paixão, 14 anos; Jorge Eduardo, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; e Rykelmo Viana, 16 anos.

Ministério Público do Trabalho cria força-tarefa e estuda bloqueio de bens do Flamengo por incêndio

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) criou uma força-tarefa para apurar as possíveis causas e consequências do incêndio ocorrido no Centro de Treinamento do Flamengo, no início da manhã desta sexta-feira (8). O órgão estuda a adoção de medidas judiciais destinadas a assegurar às vítimas e suas respectivas famílias a devida indenização pelos danos sofridos.

Na questão reparatória, existe a possibilidade de separar parte dos bens do Flamengo para fazer frente às indenizações. Já no aspecto de prevenção, a investigação do incêndio pode levar o MPT-RJ a cobrar do clube a readequação de suas instalações. A apuração das causas partirá do laudo de perícia realizada na manhã desta sexta-feira pela Polícia Civil.

Vários times e atletas profissionais se solidarizam

Torcedores prestam homenagens no Ninho do Urubu

Clubes de todo o Brasil e do mundo, jogadores e ex-jogadores do Flamengo e atletas de renome mundial se manifestaram prestando seus sentimentos aos familiares.

Botafogo, Fluminense e Vasco decretaram luto oficial em respeito às vítimas e a bandeira do Botafogo ficou a meio mastro na sede do clube, em General Severiano.

O Real Madrid publicou um comunicado oficial sobre a tragédia. “O Real Madrid lamenta profundamente o falecimento dos jogadores e empregados do Flamengo por conta do incêndio no centro de treinamento. O clube quer enviar suas condolências aos familiares e amigos das vítimas e deseja uma pronta recuperação dos feridos. O Real Madrid mostra sua solidariedade com o Flamengo, seus torcedores e o futebol brasileiro”.

Ídolo do Flamengo, o ex-jogador Zico, publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira uma mensagem de solidariedade às vítimas e familiares do incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Rubro-Negro. O Galinho disse ter recebido a notícia “do outro lado do mundo” e mandou forças para a torcida, a quem chama de Nação Rubro-Negra. “É com muita tristeza que recebi essa notícia aqui no Japão sobre o que aconteceu no CT da base do Flamengo. A gente fica sem os pés no chão, muitas vezes não existem muitas palavras para esses momentos, principalmente muito desses garotos que eu vi durante o ano passado, um bom período eles treinaram no centro de futebol, e lógico, a gente acaba se aproximando deles. Peço a Deus que conforte os familiares desses meninos que tinham sonhos, e que a torcida rubro-negra tenha muita fé, perseverança para superar esse momento. É difícil e a gente espera que tudo seja apurado porque vidas se foram e isso não tem volta”.

Atletas do basquete, como os pivôs Anderson Varejão e Rafael Mineiro e o ala-pivô Olivinha fizeram questão de expressar o sentimento de luto pelo incêndio.

Semifinais adiadas

A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Fluminense, que estava programada para acontecer neste sábado (09), foi adiada por conta da tragédia no Ninho do Urubu.

O presidente tricolor, Pedro Abad, não vê clima alguma para a realização do clássico. “Trágico, a gente que trabalha com crianças, jovens, não tem como não se emocionar. Não tem clima nenhum para jogo de futebol, para nada. Clima só para confortar as famílias” disse Abad.