consultoria vsd

Xanxerê – Em menos de 24 horas, Xanxerê registrou volume de água superior a 130mm,  o que equivale a quase dois meses de chuva, conforme previsão da Defesa Civil. Com isso, foram registrados pontos de alagamento no interior, no centro e nos bairros. Na Vila União, cinco famílias foram orientadas a deixarem suas casas e buscarem apoio na casa de parentes ou amigos, assim como outras duas famílias no Bairro Bortolon. Caso a chuva persista, o Plano de Ação da Prefeitura de Xanxerê, com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, é retirar as famílias que tiveram as casas alagadas e acomodar em abrigo previamente definido pela equipe.

Além dos danos nas residências e comércios, diversos prédios públicos também tiraram problemas com a água da chuva, a exemplo das escolas Cirilo Dal’Óglio, Monteiro Lobato e Cemei Nossa Senhora de Lourdes. Medidas paliativas são tomadas pela administração, auxiliando na distribuição de lonas, bem como na desobstrução dos bueiros com acumulo de lixo.

O prefeito Avelino Menegolla busca solução para este problema, que é através da construção das bacias de contenções da água da chuva, projeto já desenvolvido pelo município, em parceria com a Defesa Civil Estadual, e entregue no fim de janeiro deste ano ao governo Federal. Para execução, o recurso necessário é de R$ 11 milhões. Esta é uma ação que vista solucionar os recorrentes problemas, registrados há décadas no município.