Entenda a crise no PSL

0
648
consultoria vsd

A crise política envolve suspeita de irregularidades em razão do financiamento de candidaturas de ‘laranjas’ nas eleições. Controvérsia agravou-se depois que filho do presidente desmentiu ministro.

Na terça-feira (12), Gustavo Bebianno negou, em entrevista ao jornal “O Globo”, que seja o pivô de uma crise no governo. Ele afirmou: “Não existe crise nenhuma. Só hoje falei três vezes com o presidente”. Segundo Bebianno, ele se comunicou com o presidente por meio de um aplicativo de mensagens.

Já na quarta-feira (13), um dos filhos do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), criticou Bebianno em uma rede social. Segundo Carlos Bolsonaro, era uma “mentira absoluta” a alegação de Bebianno na qual o ministro disse ter falado três vezes com Jair Bolsonaro enquanto o presidente ainda estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Bolsonaro recebeu alta nesta quarta e voltou para Brasília.

“Ontem estive 24h do dia ao lado do meu pai e afirmou: ‘É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista’, escreveu Carlos Bolsonaro.

Para sustentar o que chamou de “mentira”, o filho do presidente divulgou uma gravação em áudio do pai na qual ele supostamente conversa por telefone com Bebbiano. A gravação reproduz somente a voz de Bolsonaro. “Ô Gustavo, está complicado eu conversar ainda. Então, não vou falar, não vou falar com ninguém, a não ser estritamente o essencial. Estou em fase final de exames para possível baixa hoje, tá ok? Boa sorte aí“, afirma Jair Bolsonaro na gravação.

“Não há roupa suja a ser lavada! Apenas a verdade: Bolsonaro não tratou com Bebiano o assunto exposto pelo ‘O Globo’ como disse que tratou”, afirmou Carlos Bolsonaro na rede social.

O que diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou na noite de quarta, três mensagens nas quais um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, acusou o ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, de mentir. Bolsonaro não acrescentou comentário nas postagens, somente republicou o mesmo conteúdo publicado pelo filho.

Também nesta quarta, Bolsonaro afirmou em entrevista à TV Record que Bebianno terá de “voltar às origens” se estiver envolvido nas supostas irregularidades do PSL.

“Se estiver envolvido, logicamente, e responsabilizado, lamentavelmente o destino não pode ser outro a não ser voltar às suas origens. Em nenhum momento conversei com ele”, afirmou o presidente.

Questionado se havia conversado com Bebianno por telefone na terça, respondeu: “Isso é mentira. Sabe por que é mentira? Porque eu determinei que a Polícia Federal investigasse. Eu podia ter dado um telefonema para o Sérgio Moro, sou chefe dele. Mas jamais farei isso, muito pelo contrário. Determinei ao Sérgio Moro que, dentro da sua esfera de atribuição, se fosse possível investigar, isso está sendo investigado. Essa é a resposta que dou para todos aqueles que tentam praticar corrupção no Brasil”.

Bolsonaro disse ainda ser “mentira” que tenha tratado do assunto com o ministro e acrescentou que mandou a Polícia Federal investigar as suspeitas.

O que diz o PSL

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou nesta quarta que é “zero” a chance de o ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, ser demitido.

O deputado deu a declaração durante uma entrevista coletiva antes de participar de reunião da bancada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

“Zero. Zero de risco. Nós somos um governo correto. Para correr risco, tem que roubar, tem que ser corrompido que nem a esquerda fazia”, afirmou Waldir após ser questionado se Bebianno “corre risco” no cargo.

Depois, o deputado concedeu outra entrevista, na qual disse que, se Bebianno perdeu a confiança do presidente, “cabe ao presidente tomar a decisão que ele entender mais legítima”. “Só acho que um ministro tem que ser afastado se ele cometeu um crime grave”, acrescentou.