Simone Bianchini, presidente da ABCD
Portal Garagem – Em breve

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) participa, nesta semana de 11 a 15 de março, em Não Me Toque (RS), da Expodireto, uma das maiores feiras internacionais de difusão de tecnologias para o agronegócio.

A presidente Simone Bianchini informa que o Devon é a única raça de corte presente na expo-feira. Os animais são oriundos da Cabanha Santa Lúcia, do município de André da Rocha.

Os animais – duas fêmeas – permanecerão soltos no espaço da Emater/RS para demonstrar suas características, especialmente a docilidade do Devon, pois esta condição zootécnica contribui fortemente no manejo das propriedades rurais. O objetivo da participação da ABCD é a divulgação da raça, razão pela qual os animais não estarão à venda. A ABCD mantém uma produtiva parceria com a Emater/RS para o aperfeiçoamento da integração entre pecuária e silvicultura, consorciando eucaliptos e pastagens.

Os pecuaristas que visitarem a feira conhecerão as vantagens do cruzamento com raças taurinas e zebuínas. “O Devon é um animal calmo, com excelente conversão alimentar. Os animais precoces conseguem transformar a alimentação em gordura intramuscular com grande facilidade, proporcionando uma carne de qualidade com mais sabor, marmoreio e maciez”, expõe a presidente.

A ABCD está empenhada em divulgar a genética que permite produção de carne de qualidade proporcionando ao produtor rural maior rentabilidade através do programa de certificação de carnes junto aos frigoríficos parceiros. Além disso, busca expandir a criação do Devon para todo o Brasil.  Essa é uma das raças britânicas puras mais antigas do Reino Unido e que se destaca pelos excelentes resultados de produção. Entre as principais características zootécnicas estão a rusticidade com fácil adaptação às diferentes regiões brasileiras, a precocidade, a docilidade no manejo e a habilidade materna. No Brasil representa a melhor alternativa para cruzamentos com raças taurinas e zebuínas.

Com sede em Pelotas, a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) conta hoje com núcleos em atividade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ribeirão Preto (SP) e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente, a participação em feiras e eventos é uma estratégia da Associação de fomento e trabalho com produtores e criadores para serem parceiros nesta jornada de produção de carne de qualidade. “Atualmente possuímos parceria para abates destes novilhos de qualidade, classificando uma carne certificada, com maciez e marmoreio junto ao frigorífico São João e distribuído ao consumidor exigente em mais de 140 pontos no litoral de SC. Com esta carne Premium, ganham o produtor (bonificação), indústria (maior rendimento de carcaça), casas de carnes (maior qualidade) e o consumidor (sabor, maciez e marmoreio)”. (MB Comunicação)