120 estudantes de Abelardo Luz terão aulas de robótica e novas tecnologias

0
54
Portal Garagem – Em breve

Abelardo Luz – A partir do mês de abril 120 alunos de Abelardo Luz, do 8° e 9° Ano da Rede Municipal de Ensino, terão aulas de robótica e novas tecnologias por meio do Programa de Iniciação Profissional do SESI/SENAI. A parceria foi firmada com a instituição pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, em solenidade realizada, na manhã desta terça-feira (12), no Centro Administrativo.

O curso será desenvolvido até dezembro de 2019 durante o contra turno escolar e terá uma carga horária total de 600 horas/aula. Para desenvolvimento de todo o programa o Município fará um investimento de R$ 102 mil, além de fornecer o transporte aos alunos, principalmente aos que moram no interior.

O programa será dividido em cursos e módulos sendo as aulas ministradas por professores da instituição na sede do SENAI de Abelardo Luz. O público alvo será dividido em quatro turmas de 30 alunos e cada turma terá 150 horas de curso, onde serão abordados módulos sobre tecnologia e robótica, eletricidade e elétrica, jogos digitais, aplicativos para smartphones, manutenção de computadores e fabricação de produtos da agricultura familiar, entre outros.

Objetivo

“O objetivo principal do programa é possibilitar ao aluno uma educação complementar, focando em novas oportunidades de aprendizagem e despertando entre os adolescentes novos olhares sobre as profissões. Com esse programa vamos atingir uma clientela de 120 alunos da rede municipal do 8º e 9º ano. Será feita uma seleção destes alunos. Para isso, vamos realizar alguns testes com provas de matemática e de português”, ressaltou a secretária de Educação, Eliane Cantele.

O gerente executivo regional do SENAI e do SESI, Almeri Dedonatto, ressaltou que a proposta do programa para Abelardo Luz teve como base a experiência do SESI/SENAI desenvolvida em todo o estado, mas foi construída coletivamente com a equipe técnica da secretaria de Educação direcionando também para as demandas locais.

“Logicamente esta iniciativa está associada a um interesse maior do município de possibilitar uma formação mais integral aos estudantes da rede pública municipal, pensando em cumprir um dos requisitos do Plano Nacional da Educação, que é a Educação em Tempo Integral. Esse é um ganho de valor inestimável para o jovem e para o município que está apostando na educação integral destes estudantes”, enfatizou.

O prefeito Wilamir Cavassini destacou que o convênio firmado é uma forma da Administração Municipal contribuir para viabilizar a permanência do SENAI em Abelardo Luz que nos últimos dois a três anos vem tendo prejuízos. “Se não houvesse algo diferente o SENAI de Abelardo Luz seria fechado. Isso nós não queremos, isso é regredir. Então a Administração fez todo o esforço junto com a Educação que nos permite fazer esse investimento”, salientou o prefeito.

Cursos e módulos

Entre os cursos para os alunos do 8° ano estão: Eletricidade e instalações elétricas, mecânica básica, programação em informática, montagem e manutenção de computadores, jogos digitais, segurança doméstica, tecnologia e robótica e empreendedorismo, num total de 150 horas divididas entre cada curso.

Já para alunos do 9° ano, os cursos deverão ser os seguintes: comunicação, etiqueta profissional, desenvolvimento em software e manutenção de computadores, boas práticas em manipulação e fabricação de produtos da agricultura familiar, tecnologia e robótica, desenvolvimento de aplicativos para smartphones e empreendedorismo, também num total de 150 horas.

Deixe um comentário