Sábado tem Recicla Xanxerê

0
72
Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – Neste sábado, 16 de março, tem mais uma edição do “Recicla Xanxerê”, que visa coletar, e dar destino certo, aos materiais eletrônicos em desuso. A ação é desenvolvida desde 2010 e já deu destino adequado a mais de 60 toneladas de lixo eletrônico. Nesse ano, o projeto tem a parceria SENAI, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lions Clube e governo municipal e dispõe de um ponto de coleta de materiais eletrônicos na Praça Tiradentes, das 8h às 12h do próximo sábado.

Conforme o presidente da CDL, Juliano Marció, o objetivo é deixar nosso município ainda melhor para viver. “Estamos na expoente era do desenvolvimento tecnológico e, assim como evolui rapidamente, os equipamentos também são descartados com a mesma velocidade, ocasionando cada vez mais lixo. Diante disso, a CDL enquanto entidade representativa, faz o seu papel de conscientizar sobre o assunto e dar uma alternativa para a população deixar o seu lixo eletrônico. Entendemos que o engajamento em ações ambientais em nosso município, também é nossa função”, destacou Marció.

Promover ações ambientais é pensar em melhorar as condições de vida do local e do planeta. De acordo com o coordenador de Operações SENAI, Vanderlei Duarte, aos poucos a comunidade de Xanxerê se sensibiliza para o descarte correto do lixo eletrônico. “O objetivo é recolher os materiais que iriam para lixões, aterros e mesmo no fundo do quintal. E, para alcançar o êxito da campanha – o que talvez seja imensurável -, é conscientizar as pessoas, de todas as idades, para o descarte correto. Assim plantamos uma semente que irá perdurar por muitos anos. É nisso que pensamos quando investimos nosso tempo e nossos recursos, especialmente nesse momento em que muito se fala de preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e do aumento dos lixões”, frisou Vanderlei Duarte.

O projeto Recicla Xanxerê encontra apoio das escolas, entidades e veículos de comunicação. De acordo com os organizadores do projeto, a população espera pela campanha para entregar seus eletrônicos, pois facilita o destino correto dos materiais.