Secretários de Educação da região da AMAI participam de Seminário organizado pela CNM e Fecam

0
146
Portal Garagem – Em breve

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) realizam nesta segunda (18) e terça (19), em Florianópolis, o Seminário de Qualificação: Os novos desafios do financiamento da educação.

Representando a região estão no Seminário as secretárias de educação de Faxinal dos Guedes e Presidente do colegiado de Educação da AMAI, Cleusa Brusamarello; de Vargeão e vice-presidente do colegiado, Carmem Raymundi e o secretário de Ipuaçu, Vagner Piana.

De acordo com Cleusa o momento exige que todos os Secretários voltem o olhar para uma gestão eficiente. “Os desafios para quem está à frente das secretarias municipais aumentam todos os dias, são muitas demandas e precisamos que os recursos sejam bem administrados e aplicados de forma correta respeitando todas as implicações legais”, comenta.

No encontro estão sendo abordadas as propostas em debate no Congresso Nacional acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de recursos vinculados, salário-educação e transferências legais e voluntárias da União.

Os participantes puderam participar de oficina sobre as propostas para o novo Fundeb e palestra sobre os desafios da Educação Municipal, como, na Educação Infantil, a obrigatoriedade da pré-escola, meta da expansão da creche e instituições conveniadas; e, no Ensino Fundamental, sobre as políticas de alfabetização nos anos iniciais.

Ascom Amai