consultoria vsd

Xanxerê- Uma semana inteira de treinamentos voltados às equipes de enfermagem do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Foi assim a última semana de março para os profissionais que prestam assistência aos pacientes. Espaços como o auditório, quartos e até mesmo o ambulatório da instituição foram utilizados com o intuito de aprimorar os conhecimentos em Parada Cardiorrespiratória.

Durante o processo, os colaboradores do hospital puderam também manusear os equipamentos e esclarecer dúvidas. Ao todo, cerca de 190 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares participaram do treinamento. Ação também foi aberta para 10 estagiários de cursos de graduação em enfermagem, que estão em atividades no hospital.

Conforme a gerente de enfermagem, Michele Suzana Fernandes, anualmente a Comissão de Educação Permanente do HRSP, juntamente com a coordenação de enfermagem, organiza treinamentos específicos para toda a equipe. Um dos assuntos abordados é o manejo com o paciente em Parada Cardiorrespiratória tanto em adultos quanto em crianças.

“A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência de alta gravidade que exige dos profissionais de saúde conhecimento para o seu reconhecimento e realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Para tal, é necessária a aquisição de conhecimento técnico científico atualizado e baseado em evidências de toda a equipe”, explica a gerente de enfermagem.

Ainda conforme a gerente, a educação permanente em saúde sobre o atendimento da Parada Cardiorrespiratória e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar são fundamentais para a qualificação do cuidado prestado e a sobrevida dos pacientes.