Portal Garagem – Em breve

Xaxim– A Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta quarta-feira (10), a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A partir desta data, a sala de vacinas junto a ESF Central e a sala de vacinas localizada junto a ESF Santa Terezinha estarão realizando as doses da vacina, das 08h às 16h. A campanha se estenderá até o dia 31 de maio.

O público-alvo da campanha compreende pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – com apresentação de receita médica, e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para receber a dose da vacina, a população deverá comparecer às salas de vacina munida de carteirinha de vacinação e cartão do SUS. O dia ‘D’ da campanha será realizado no dia 04 de maio, quando todas as ESF’s do município estarão realizando as doses da vacina das 08h às 17h. Também neste dia, uma equipe estará na Praça Municipal Frei Bruno aplicando as doses da vacina.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, neste ano, a estimativa é vacinar aproximadamente oito mil pessoas no município.  “É muito importante que todas as pessoas preconizadas compareçam nas salas de vacina para receber a dose e garantir a imunização. Nossas equipes estão preparadas e a meta é vacinar pelo menos, 95% do público-alvo”, frisou ele.

Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, “além da campanha contra a influenza, as salas de vacina do município estarão aplicando as doses contra o tétano em pacientes que não possuem a imunização em dia. Contamos com a colaboração de todos, para que nosso município atinja a meta e esteja prevenido contra a influenza e tétano”, finalizou.