consultoria vsd

Xanxerê– Desde o dia 09 de janeiro, através do site da Prefeitura de Xanxerê ou fazendo a retirada junto ao Setor de Tributação no Centro Administrativo, o contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ter em mãos seu carnê para pagamento. A primeira data para pagamento da cota única, com desconto de 15%, vence no dia 13 de fevereiro; a segunda, com 10%, em 13 de março e a terceira, com 5%, em 13 de abril. O pagamento parcelado pode ser feito em até oito vezes, de fevereiro a setembro.

A expectativa total de arrecadação deve se aproximar dos R$ 10 milhões. Somente em cota única, com pagamento para janeiro, o assessor jurídico do Setor de Tributação da Prefeitura de Xanxerê, Carlos Alberto Peretti, prevê uma entrada de R$ 4,5 a 5 milhões. “Por conta do desconto de 15% as pessoas aproveitam e fazem o pagamento desta forma, até porque todos sabem que esse tributo é pago no início do ano e já guardam esse recurso”, comenta.

Neste ano, O IPTU não terá aumento, apenas será repassado o reajuste do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que é de 7%, determinado por lei.

Acesso para retirada do carnê

Tradicionalmente, os carnês são retirados na Prefeitura, mas para proporcionar comodidade ao contribuinte, que hoje tem maior acesso a internet, isso também ocorre através do site da Prefeitura de Xanxerê. O Setor de Tributação disponibiliza ainda um e-mail para que, em caso de problemas, o contribuinte possa receber também o carnê de modo eletrônico. Para isso, é preciso enviar o nome e CPF do proprietário do imóvel para o e-mail iptu@xanxere.sc.gov.br, que em 48 horas o setor envia o carnê. Para 2017, a previsão é entregar cerca de 20 mil carnês.

Prefix

O Programa de Recuperação Fiscal de Xanxerê (Prefix) está no seu quinto ano de aplicação e tem como objetivo possibilizar a regularização aos contribuintes que estão com algum imposto pendente na Prefeitura de Xanxerê.

Neste ano, o programa será ampliado e aplicado às empresas. O Prefix teve início no primeiro mandato do prefeito Avelino Menegolla, em 2001. Ele é aplicado somente no primeiro ano de um novo governo. (Fonte: Ass.Com.)

Foto: Divulgação