RFCC de Xanxerê atua com diversas ações de conscientização do câncer

0
978
consultoria vsd

Xanxerê- O câncer é um conjunto de mais de 200 doenças diferentes caracterizadas pelo crescimento celular descontrolado com disseminação de células anormais que invadem tecidos e órgãos do corpo. O dia 08 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Luta contra o Câncer como forma de lembrar a necessidade de cuidar da saúde e a importância dos diagnósticos precoces. Por ano, milhões de pessoas morrem em razão de algum tipo de câncer do mundo. Dentre os tipos de câncer mais incidente está o câncer de mama, câncer de colo de útero, linfoma, de tireoide e pele.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê é uma instituição que atua na luta contra o câncer, junto com as Vitoriosas nesse momento de fragilidade com informação, atividades e amor. Ao total, 342 mulheres estão cadastradas na RFCC. Destas, 107 já receberam prótese mamária externa, 140 foram atendidas pelo Banco de Perucas e 93 estão em acompanhamento através das oficinas e atividades. A instituição é associada da Femama, trabalhando ativamente nas campanhas desenvolvidas para transmitir informações e conscientizar sobre a saúde.

Dentre as atividades que são realizadas pela Rede Feminina está a psicoterapia individual e em grupo, fisioterapia, terapia ocupacional através de oficinas de artesanato epintura em tecido, aulas de ginástica e dança, oficina de informática, próteses mamárias externas através de convênio com o Cepon, atuação do Banco de Perucas, visitas hospitalares no pré-operatório ou pós-operatório imediato, visitas domiciliares quando impossibilitadas de frequentar a sede, suporte medicamentoso e higienodietético, quando necessário, e acompanhamento dos tratamentos oncológicos pelas profissionais técnicas da entidade. (Ass.Com./Larissa Damian Trevisan)